Pesquisa adota mudanças na metodologia e na amostra; Veja, Globo, Estadão, CBN, Google e GNT são líderes
A inclusão de uma fase qualitativa, a aglutinação dos atributos
analisados e a qualificação da amostra de profissionais pesquisados são
as principais novidades da edição 2012 da pesquisa Veículos Mais
Admirados, realizada pelo Grupo Troiano de Branding e pela Qualibest
para o Meio & Mensagem. O Índice de Prestígio da
Marca (IPM) foi mantido, mas como os atributos usados no seu cálculo
foram modificados, o novo índice não permite comparação direta com
antigos resultados.
Atestando a consistência da evolução
proposta pelo novo modelo, Rede Globo, CBN e Veja continuam liderando a
lista de veículos mais prestigiados pelo mercado publicitário, como em
todas as edições passadas. O Estado de S.Paulo, GNT e Google figuram nas
primeiras posições em relação a seus respectivos meios (veja quadro abaixo).
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Os veículos vencedores em cada uma das categorias
A lista inicial dos veículos pesquisados, com 196 títulos, foi elaborada pelo corpo editorial de Meio & Mensagem
e submetida ao crivo dos participantes da pesquisa na fase qualitativa.
Aqueles referendados pela mostra passaram para a fase quantitativa, que
definiu os IPMs.
Renovação
Em 2012,
os organizadores da pesquisa decidiram iniciar uma nova fase na condução
do estudo. “Não se trata simplesmente de um ajuste técnico, mas de uma
forma renovada de tratar do mesmo tema: o quanto o mercado profissional
valoriza veículos de comunicação pelo prestígio de que suas marcas
desfrutam”, afirma Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de
Branding.
Uma das principais orientações que pautaram este novo
modelo de trabalho foi a profunda mudança no perfil da amostra. A
partir de agora, as entrevistas se concentram em executivos do primeiro
ou segundo escalão de agências e anunciantes. Devido a essa nova
composição, a quantidade de contatos foi reduzida de cerca de mil para
200 profissionais, todos envolvido nas decisões de investimento em geral
e de mídia, em particular.
Em relação aos atributos
analisados, os nove quesitos utilizados anteriormente foram aglutinados
em seis que, do ponto de vista estatístico, são os mais relevantes:
conteúdo editorial ou de programação; atitude criativa; credibilidade
editorial; competência do atendimento comercial; eficácia publicitária; e
capacidade de inovação.
A revisão da amostra permitiu ainda a
realização de uma inédita análise complementar, de caráter qualitativo e
motivacional. Essas indicações serão detalhadas na edição especial Veículos Mais Admirados, que circula em janeiro.
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