Dados da credenciadora Cielo mostram que véspera é o dia com o maior volume de vendas com cartões em todo o ano, com um número que supera 24 milhões de transações
O Natal brasileiro tem as suas particularidades. Uma delas é o velho
hábito de deixar as compras para a última hora. Dados da credenciadora
de cartões Cielo mostram que o maior pico de operação do ano é
registrado no dia 24 de dezembro, entre 12 e 13 horas, concentrando um
volume que ultrapassa os 24 milhões de transações ao longo do dia.
Particularidades de compra
Além de deixar suas compras para a última hora, o brasileiro possui
outros comportamentos peculiares quando o assunto é a utilização do
cartão de crédito. Dados do monitoramento da Cielo mostram que o maior
volume de operações via e-commerce é feita às segundas-feiras, o que
reforça o hábito de que as famílias utilizam os finais de semana para
irem até as lojas pesquisarem preços de produtos antes de comprarem pela
internet.
O comportamento dos consumidores quanto à utilização de crédito ou
débito; parcelado ou à vista, é bem distribuída. No Rio de Janeiro, 37%
dos usuários de cartão compram no crédito à vista, 31% parcelado e 32%
no débito. Já em São Paulo, 34% dos consumidores utilizam o crédito em
uma só parcela, 38% dividem o valor e 28% pagam suas contas no débito.
Apesar de os números apresentarem um equilíbrio, são as diferentes
épocas do mês nas quais as compras são feitas que alteram a opção de
pagamento. Na primeira quinzena, mais próximo às datas de recebimento
dos salários, há a maior adesão ao débito, enquanto no final do mês,
existe um aumento no registro de compras por crédito.
Com relação aos horários de maior volume de transações versus tipo de
ponto de venda, dados da Cielo mostram que o dia de maior utilização é o
sábado, seguido pela quinta-feira. Os principais horários são entre as
12h e às 14h e entre às 18h e às 19 horas. Postos e supermercados são os
locais com maior índice de utilização no período noturno. No horário do
almoço e também à noite, os campeões são os restaurantes enquanto boa
parte das compras mobile são feitas também no período do almoço e à
noite.
Locais mais utilizados para comprar
Outro ponto monitorado é a preferência do brasileiro em onde utilizar
os seus cartões de crédito e débito. Um levantamento da Cielo mostra
que, na capital paulista, em primeiro lugar estão as lojas de vestuário,
seguidas pelo varejo alimentício, lojas de departamento e atacados
especializados. Atingir cada um desses pontos é o desafio da empresa.
Para obter crescimento a companhia investe em ações de Marketing e
relacionamento B2B. “Em 2009 fizemos o lançamento da Cielo como marca e,
no ano seguinte, começamos os investimentos em Marketing tanto voltado
para o lojista quanto em ações na mídia”, explica Rogério Signorini,
Diretor de Inovação da Cielo, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Incentivo
Uma dessas ações é o programa de incentivo Cielo Fidelidade, que
transforma cada R$ 1.000,00 em vendas nas máquinas em 200 pontos que,
após acumulados, podem ser trocados por prêmios. Entre eles estão
materiais de merchandising e sinalização para os estabelecimentos
comerciais cadastrados.
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