O Google lançou nesta terça (4) no Brasil a versão local do Painel do Conhecimento, lançado nos EUA em maio como Knowledge Graph, com o intuito de responder às perguntas mais comuns para as consultas feitas no buscador.
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Knowledge Graph, ou Painel do Conhecimento, começa a ser introduzido para usuários brasileiros nesta terça |
Em uma busca no site por "Curitiba", por exemplo, internautas
brasileiros passarão a ver, à direita da tradicional lista de links,
informações como a área, a população, meteorologia e pontos turísticos
--no caso, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, entre outros.
O mesmo acontece para pessoas célebres (exibindo data de nascimento, uma
pequena biografia, personalidades relacionadas), obras de arte (autor,
sinopse, data de lançamento), grupos e movimentos artísticos, eventos e
organizações.
O conteúdo apresentado nessa barra lateral é obtido por meio do
funcionamento de algoritmos, que vasculham sites como Wikipédia, CIA
Factbook, o do Banco Mundial, Freebase e Eurostat, entre outras fontes. O
trabalho dos "robôs" é supervisionado e revisado por humanos.
'TERMOS NÃO; COISAS'
O Painel do Conhecimento estará disponível inicialmente para uma pequena
parcela dos usuários, atingindo a totalidade dos brasileiros daqui a
aproximadamente duas semanas, diz o Google.
"A ideia é mostrar uma coisa concreta, que existe no mundo real pela
qual o usuário deve estar interessado ao realizar essa busca", disse à Folha Berthier Ribeiro-Neto, diretor do centro de pesquisas da empresa em Belo Horizonte, em entrevista por telefone.
O lançamento brasileiro ocorre simultaneamente aos de Alemanha, Espanha, França, Itália, Japão e Rússia.
"O trabalho [de adaptação para usuários locais] não é só de traduzir o
produto. Lá [nos EUA] eles jogam futebol com a mão e, aqui, joga-se com o
pé. Os candidatos à prefeitura de São Paulo não são celebridades para
eles", diz Ribeiro-Neto, que é responsável pela chegada do produto ao
país.
É possível navegar por entre os resultados do painel, clicando nos temas relacionados.
Há por volta de 500 milhões de "entidades", como define o Google,
cadastradas no painel, quando somadas todas as línguas. O número de
objetos mostrados em português é menor, mas não foi precisado pela
empresa.
Segundo o pesquisador, é comum que produtos como o Knowledge Graph
estejam imediatamente disponíveis para entre 5% e 10% da base total de
usuários, escolhidos de maneira aleatória. Gradualmente e ao longo de
cerca de 15 dias, a funcionalidade deve contemplar os demais.
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Knowledge Graph mostra informações sobre o Cristo Redentor: horários, artistas, ano do início da construção |
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