Setor quadruplicou no Brasil nos últimos 15 anos e movimenta R$ 12 bilhões por ano. Conhecida como “feira das feiras”, ExpoSystems começa nesta terça-feira 4
Com todo avanço tecnológico, uma atividade antiga segue firme e forte no
mercado: as feiras. Como consequência, a ExpoSystems, conhecida como “a
feira das feiras” está completando 10 anos. A edição de 2012 acontece
desta terça-feira 4 até a quinta-feira 6 no Transamérica Expo, em São
Paulo.
A feira é promovida pelo Grupo Feira & Cia e é
definida por Anselmo Carvalho, diretor da empresa, como algo além de uma
plataforma de negócios. “É sobretudo uma plataforma de educação e
conscientização sobre as melhores práticas utilizadas nessa disciplina
da promoção”, afirma. O evento espera participação de 4.000
representantes de empresas e tem apoio institucional do Sebrae,
justificado pelo fato de que 80% das empresas que participam de feiras
são pequenas e médias e somente os outros 20% são companhias de grande
porte.
Pequenas ou grandes, as empresas têm entendido cada vez
mais a participação em feiras e eventos corporativos como uma ferramenta
estratégica de promoção. Somente a União Brasileira dos Promotores de
Feiras (Ubrafe) realiza média de 200 eventos, que giram em torno de R$ 4
bilhões por ano. Com o volume fora da Associação, a estimativa é de que
o valor chegue a R$ 12 bilhões (uma vez que alguns grandes eventos
regionais, como, por exemplo, a feira da Associação Paulista de
Supermercados, não entram no cálculo da Ubrafe).
A própria
existência da ExpoSystems, que comemora sua primeira década este ano, é
uma confirmação do bom momento do ramo. O setor tem crescido dois
dígitos nos últimos anos e quadruplicou nos últimos 15 anos.
A
receptividade ao evento e sua busca de aproximação com as agências
fizeram-no migrar para o Transamérica Expo, em 2011, para torná-lo mais
próximo do eixo Berrini-Itaim, onde muitas delas estão sediadas.
Mais uma grande feira em 2012
A Geo Eventos, empresa das Organizações Globo, anunciou recentemente
mais uma feira: a Feira Internacional Cristã (FIC), voltada ao público
evangélico. O evento, que acontecerá de 17 a 20 de julho de 2013,
pretende reunir 200 mil pessoas no Expo Center Norte, em São Paulo, e é
dirigido por Júnior Monteiro, produtor executivo da banda gospel Diante
do Trono.
Ocupando 10 mil m2 do Expo Center Norte, a primeira
FIC deverá ter participação maior de expositores dos segmentos editorial
e fonográfico. Somente este, segundo Júnior, movimenta R$ 2 bilhões,
representando 30% de todo o segmento.
Com apoio de divulgação
da Globo (incluindo todos os veículos de comunicação), o evento deve
abalar a performance de outras feiras, como a Expo Cristã, organizada
pela RBF. Enquanto a FIC é um projeto exclusivo da Geo Eventos, outro
evento evangélico grande encampado pelas Organizações Globo, o festival
musical e prêmio Promessas, é iniciativa compartilhada pela TV Globo,
Geo e Som Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário