Por não atingir as metas de audiência, explicou Rupert Murdoch, dono do grupo News Corp, o jornal digital não comprovou que poderia dar certo no longo prazo
São Paulo – O jornal digital The Daily, o primeiro do planeta a ser produzido exclusivamente para tablets, especialmente o iPad, encerrará suas atividades no próximo dia 15 de dezembro. Segundo comunicado à imprensa assinado por Rupert Murdoch, dono do conglomerado News Corp.
ao qual pertence o jornal, não foi possível atingir a audiência
necessária para comprovar que o modelo de negócio empregado à publicação
seria bem sucedido no longo prazo.
“O The Daily foi um corajoso experimento em publicação digital e um
veículo importante para a inovação”, disse o magnata. “E é por isso que
vamos aproveitar tudo o que aprendemos no The Daily e aplicar em outras
propriedades”, explicou Murdoch. De acordo com a nota, Jesse Angelo,
ex-editor chefe e fundador do veículo digital, assumirá a posição de
editor do jornal The New York Post, enquanto que toda a tecnologia, e
parte da equipe, do The Daily também serão absorvidas pelo Post.
A nota de
despedida da turma do The Daily, assinada por Angelo e Greg Clayman,
também editor, confirmou que o jornal digital não atingiu as metas de
audiência e agradeceu a lealdade de seus leitores. Além disso, informou
que todas as assinaturas que continuarem ativas após a última edição do
veículo terão seus valores devolvidos aos usuários.
The Daily
Lançado em 2011, o jornal digital foi o primeiro a ser veiculado
exclusivamente como app no iPad. Meses depois, o The Daily desembarcou
em outros dispositivos como o iPhone, tablets com Android e também no
Kindle Fire, da Amazon.
Sinais de problemas no The Daily começaram a surgir em julho, quando
uma leva de demissões atingiu a redação. Na ocasião, 50 pessoas foram
demitidas de uma equipe formada por 170 profissionais.
Ainda em julho, Angelo havia publicado uma nota dizendo
que os rumores de que o The Daily estava indo mal eram “desinformados e
não verdadeiros” e pediu que seus leitores ignorassem o fato. De acordo
com informações publicadas no site Slate,
o jornal digital da News Corp. estava perdendo 30 milhões de dólares
por ano, mesmo cobrando 1 dólar por semana aos usuários do app no iPad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário