Residenciais acertam detalhes para fase de maior ocupação, que segue até fevereiro
SÃO PAULO - Os condomínios em cidades de veraneio darão início, neste
mês, à sua temporada mais intensa em 12 meses, com a chegada de
visitantes ansiosos para as festas de fim de ano e as férias escolares.
Até lá, eles devem se preparar como podem para a agitação.
Além do planejamento financeiro - definido no início de cada ano -,
os preparativos envolvem ações em três frentes: a manutenção predial, as
contratações e os procedimentos de segurança.
De acordo com o diretor da administradora Paris Condomínios, José
Roberto Iampolsky, ações simples como a repintura das vagas de garagem
podem evitar transtornos de organização quando a ocupação do conjunto se
elevar. Ele recomenda, também, a higienização das caixas d’água, a
aplicação de produtos para o controle de pragas e a vistoria das
instalações hidráulicas, evitando desperdícios nos momentos de grande
utilização.
Outro cuidado, segundo ele, diz respeito à adequação das escalas dos
funcionários, na medida em que o número de trabalhadores pode crescer.
"Com a ocupação próxima a 100%, muitos horários em que apenas um
funcionário trabalha devem ser reforçados com mais um, dois ou três
colaboradores", diz. O incremento mais significativo de pessoal se dá em
empreendimentos com grande estrutura.
A lista de temporários inclui reforços para a área de faxina, com até
duas pessoas extras, e de segurança, com a contratação de um vigia. "Em
casos de condomínios que oferecem serviços de praia ou de piscina,
contrata-se um barraqueiro que arma, desarma e fica de olho na cadeira e
no guarda-sol dos condôminos."
Para garantir a segurança, as medidas são técnicas e procedimentais.
Especialistas recomendam, por exemplo, a revisão do circuito interno de
monitoramento e, se necessário, até o incremento do sistema.
A gerente geral da administradora Oma, Gisele Fernandes, pede que
edifícios no litoral fixem comunicados nas áreas comuns para orientar
proprietários e inquilinos. "É importante exigir que o condômino avise
previamente a administração do condomínio (sobre dados dos visitantes) e
que, principalmente, oriente as pessoas que farão uso da sua unidade
sobre as regras internas." A responsabilidade por danos, lembra Gisele, é
dos donos dos apartamentos.
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