terça-feira, 11 de setembro de 2012
Ilustre desconhecido
Curiosidade é marcante nos 800 km com o Korando, surpreendente utilitário da coreana SsangYong
Exótica. Não há palavra melhor para definir a experiência de duas semanas e 800 km com o SsangYong Korando. O utilitário feito por uma marca pouco conhecida e, ainda por cima, pintado de abóbora berrante despertou a curiosidade de muitos.
“Mas que carro é este?”, foi a pergunta mais ouvida durante a avaliação.“Korando é a montadora?”, questionou o vigia. Quando falei que a fábrica se chama SsangYong, nosso amigo anotou no papel simplesmente “importado”.
As dúvidas se justificam. A Ssang-Yong começou a fazer veículos em 1986 e chegou ao Brasil em 1995 — mas nunca teve grande êxito aqui. Sua característica era fazer carros com estilo bizarro, nomes exóticos e motores Mercedes-Benz. Na crise de 2008, a fábrica quase acabou. Hoje, pertence ao grupo indiano Mahindra.
O marco da nova fase é a terceira geração do Korando. O jipão foi uma grata surpresa. Em especial, por conta do conjunto mecânico. O motor 2.0 a diesel de 175cv (que não é mais Mercedes) tem boa sintonia com o câmbio automático de seis marchas.
O carro desenvolve bem e a caixa de seis marchas é rápida. Nem parece que estamos a bordo de um veículo com 1.700 kg. Para as trocas sequenciais, há um botãozinho no pomo do seletor e dois na frente do volante, todos pouco funcionais.
Com vidros fechados, o isolamento acústico é da melhor qualidade. Com janelas abertas, porém, o ruído que chega do motor lembra o de uma velha picape a diesel.
Tamanho /As dimensões são semelhantes às dos Kia Sportage e Hyundai ix35. Todos os ocupantes desfrutam de bom espaço. No banco traseiro, dois adultos e uma criança ficam à vontade. É a primeira vez que a SsangYong faz um utilitário com estrutura monobloco. A suspensão filtra bem os buracos, sem ser molenga. Mostra-se eficiente também no off-road. Com o 4x4 acionado, o Korando superou uma subida enlameada como se fosse asfalto — mesmo sem reduzida.
Mas o que mais impressionou em 800 km foram mesmo os olhares e as perguntas. E o pessoal achou os preços salgados. Até meu amigo vigia, após entender o nome, teve de perguntar duas vezes o valor...
Ficha técnica Korando
PREÇO: R$ 104.652 (GL) a R$ 121.334 (GLS Executivo aut.)
ORIGEM: Coreia do Sul
MOTOR: A diesel, quatro cilindros, 16v, com turbo e injeção direta. Potência de 175 cv (a 4.000 rpm) e torque de 39,1 kgfm (de 2.000 a 3.000 rpm)
TRANSMISSÃO: tração dianteira com 4x4 sob demanda.Câmbio manual ou aut. de seis marchas
DIMENSÕES 4,41 m e 2,65 m de entre-eixos
FREIOS: A disco, com ABS
DESEMPENHO: De 0 a 100km/h em 10,8s e máxima de 186km/h
CONSUMO*: 7,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada (* Ag. O Globo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário