O 11 de setembro de 2001 ficou marcado na mente de todos. Foi o maior
atentado terrorista em solo norte-americano da história. Hoje ele
completa 11 anos.
As tragédias costumam gerar criatividade. Adventos como a internet e o
cinema ganharam força durante períodos de guerra. Até mesmo a propaganda
aprendeu algo com a Revolução Soviética do início do século e com os caprichos do nazista Joseph Goebbels.
O 11/9 também provocou a cabeça dos criativos. Reunimos aqui algumas
peças e campanhas que utilizaram a tragédia de 2001 como mote.
Confira a lista completa:
1 - Este anúncio polêmico foi criado
por "jovens" da DM9DDB, mas, segundo o CEO da agência, Sergio Valente,
"nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer
lugar ou submetidos a prêmios".
Também há um vídeo da campanha:
2 - Agência Levenson and Hill, de Dallas. Feita para a
empresa de crédito USA Discounters em homenagem ao décimo aniversário
do atentado.
3 - Agência Giovanni+DraftFCB, do Rio de Janeiro.
Produzida para a Ortobom. A peça diz que sempre há coisas que tiram o
nosso sono, por isso é bom escolher bem o colchão.
4 - Agência Ogilvy & Mather, da Colômbia. O jornal
El Pais demonstra, através de uma espécie de jogo dos sete erros, que a
publicação possui uma cobertura profunda dos fatos.
5 - Agência LG&F, para a Cobis, empresa de
hardware. A peça sugere que seu hard-drive é um 11 de setembro prestes a
acontecer.
6 - Agência Saatchi & Saatchi, de Nova York. A
imagem foi produzida para relembrar, anos depois, que o memorial em
homenagem às vítimas ainda não havia sido construído.
7 - Agência Graffiti BBDO, da Romênia. Feita para o
History Files. A peça faz parte de uma campanha do site que traz fatos
históricos em forma de brifings.
8 - Agência Taxi, de Toronto, no Canadá. Produzida para a automotiva Mini.
9 - Agência DDB, da Nova Zelândia. Feita para o grupo anti-fumo ASH.
10 - Agência Saaatchi & Saatchi, da França. Para a revista francesa Courrier.
11 - Agência Lowe Bull, de Cape Town. Outra peça
produzida para uma publicação jornalística. Nesta, o Cape Times diz que
"O mundo pode mudar em um dia. Não perca sua edição diária de notícias
em profundidade."
12 - Agência BBDP e
Fils, de Paris. A organização humanitária Solidarités usou a tragédia
do Titanic e o 11/9 para uma analogia com a falta de água no mundo.
Com informações da CBS.
Redação Adnews
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