Emissoras contam com digitalização e novas plataformas para ampliar base de ouvintes e aumentar participação no bolo publicitário
O meio rádio encerrou o primeiro semestre de 2012 com faturamento de
R$ 564 milhões, 10,04% a mais que o mesmo período do ano passado, quando
arrecadou R$ 512 milhões. O desempenho próximo à media do mercado,
contudo, não o fez saltar na participação no bolo publicitário, que é de
3,95%, segundo o Projeto Inter-Meios. Os dados do faturamento publicitário de janeiro a junho de 2012 foram divulgados nessa segunda-feira, 10.
Para executivos, a chegada de novos ouvintes via plataformas digitais
pode aquecer o meio Rádio. De maneira geral, os profissionais das
emissoras acreditam que o meio fechará o ano com resultados melhores que
os do semestre, principalmente por conta da audiência online, em franca
expansão. Além disso, a maior participação das agências de publicidade
no veículo é apontada como uma das questões sensíveis, e que pode
contribuir com maior share do meio. Já as eleições municipais colaboram
com a estagnação da verba publicitária, uma vez que, ceder parte
significativa do horário nobre pelas manhãs e ao final da tarde para a
propaganda político-partidária, além das inserções gratuitas ao longo da
programação, resulta em menos comerciais.
Danilo Brandão
Fuin, diretor comercial da rádio Antena 1, esperava faturamento um pouco
melhor no primeiro semestre. Porém, o fiel da balança foi a mídia
online e a abertura de mais uma praça, em São José dos Campos, no
interior de São Paulo. Com isso, Fuin afirma que a emissora conseguiu
manter praticamente a mesma receita de 2011. Outro fator, a Olimpíada,
que tradicionalmente alavanca as receitas para as rádios de notícias e
esportivas, não tem o mesmo efeito nas emissoras musicais.
Segundo Álvaro Leopoldo e Silva de Carvalho, diretor comercial da Jovem
Pan AM, no primeiro trimestre do ano, o faturamento publicitário foi
bastante proveitoso. Para eles, a continuidade de alguns anunciantes e a
chegada de novos têm garantido bons resultados. Já o diretor comercial
das emissoras cariocas Super Rádio Tupi AM/FM avalia que o primeiro
semestre foi ótimo, com avanço de 18% da receita publicitária em relação
ao mesmo período de 2011.
O Projeto Inter-Meios
é um relatório de investimentos em mídia no Brasil tabulado pela
empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Grupo Meio & Mensagem,
que coordena o projeto. O trabalho mede, mensalmente, os investimentos
em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira. Estima-se
que ele mensure 90% do total das verbas. Os participantes do projeto
encaminham seus dados diretamente à auditoria. Informações completas
podem ser encontradas aqui.
Colaborou Marta Bernardo Cesar
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