Para atender à demanda de novos consumidores, montadoras ampliam oferta de equipamentos de comunicação e entretenimento
Automóveis de luxo exclusivos e caros — recheados de telas de cristal
líquido, sistemas de comando de voz, navegação e acesso ao celular por
meio de bluetooth— já fazem parte da realidade da indústria automotiva
há algum tempo. Agora, as montadoras têm ampliado a oferta de
equipamentos de informação e entretenimento para as linhas com preços
mais acessíveis e vendas volumosas.
O objetivo é atender à
demanda de consumidores acostumados a estar conectados em tempo integral
— seja em casa, no escritório e, agora, nos carros. De acordo com
relatório da consultoria IHS Suppli, as receitas globais geradas por
componentes automotivos de comunicação e entretenimento devem chegar aos
US$ 33,5 bilhões — alta de 3%, em relação a 2011.
“O que antes
era um elemento de luxo está se transformando em necessidade, como
aconteceu com o ar-condicionado”, destaca Gustavo Colossi, diretor de
marketing da Chevrolet/General Motors do Brasil. Para as pessoas que
passam cada vez mais tempo dentro do carro, em verdadeiros
escritórios-móveis, falar no celular sem tirar as mãos do volante ou
levar uma multa é fundamental. A montadora oferece a conexão bluetooth
em modelos do tipo da minivan Spin, na versão com preço a partir de R$
46 mil.
A Fiat apostou nas redes sociais como isca para
agradar os clientes early adopters. A montadora lançou no Novo Punto
2013 o Fiat Social Drive, um serviço que permite ao motorista
conectar-se com as redes sociais e receber notícias dos principais
portais por áudio enquanto dirige. O device é acessório de série no
modelo, que custa a partir de R$ 38.500. “Os caros adquiriram nova
função na vida das pessoas. Se pensarmos em um usuário conectado, faz
sentido que o veículo também seja”, destaca Maria Lúcia Antonio, gerente
de marketing da Fiat.
Entre as novidades da alemã Audi — uma
das empresas que mais investem em tecnologia de informação e
entretenimento automotivo no mundo — está o sistema Audi Connect, que
transforma o veículo em um ponto de Wi-Fi para distribuição de sinal de
internet por até dez metros ao redor do veículo. Basta inserir um chip
de uma operadora de telefonia móvel, que permita o acesso à internet,
para transformar o carro em roteador ambulante. O sistema já pode ser
encomendado para toda a linha vendida no Brasil, do compacto Audi A1 ao
luxuoso A8, como opcional, com preço entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. Leia a
matéria na íntegra na edição 1526 do jornal Meio & Mensagem.
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