Comercial, marketing, advocacia, consultoria: cada área de atuação tem regrinhas próprias de etiqueta. Conheça para se comportar do melhor jeito
São Paulo - Os mandamentos de etiqueta que regem o mundo corporativo
não são claros sempre. Embora existam regras básicas que se aplicam bem
em ambientes tradicionais e formais, como é o caso do setor financeiro, e
em lugares mais informais, onde uma conduta formal e “certinha” demais
pode soar estranho.
"Além disso, como no Brasil essas regras de relacionamento e etiqueta
são mais flexíveis do que em países europeus, por exemplo, a
possibilidade de errar aumenta", diz a consultora de etiqueta
corporativa Licia Egger. Por isso, entender o clima do setor em que você
está — ou do meio que tem de circular com mais frequência — sempre
ajuda a não cometer errinhos e se adequar ao lugar. Veja o que não
fazer.
Comunicação
Mesmo em áreas mais descontraídas, como empresas de publicidade,
marketing e comunicação, as regras existem e muitas vezes não são ditas.
“O ambiente é mais solto, cumprimentos com beijos e abraços não causam
estranhamento, as relações são bastante amistosas”, diz Joice Malavolta,
diretora de planejamento da Co+labor+ativos, centro de estudos e
diagnósticos de mercado e talentos profissionais.
Mesmo assim, não dá para exagerar com brincadeiras e informalidade,
principalmente quando se trata de clientes, fornecedores e pessoas que
você não encontra com tanta frequência. Nesse caso, opte pelo velho e
firme aperto de mão. “É indicativo de uma pessoa séria, ativa e
competente. Isso vale para homens e mulheres, principalmente”, diz
Joice.
Financeira
A área financeira tem normas mais estabelecidas e restritas de
comportamento, assim como as consultorias. O código de conduta é
parecido, mas é b om acrescentar um detalhe que vale para empresas desse
mercado, que são mais conservadoras. “Dependendo da companhia, relações
muito próximas entre chefe e subordinado, por exemplo, não são
bem-vistas. É melhor ser discreto”, diz Luís Abdal, consultor financeiro
independente, de Brasília. Antes de agir, olhe em volta e veja o que as
pessoas estão fazendo para saber o que é bem aceito, para não destoar
dos colegas nem ser visto como puxa-saco.
Consultoria/Treinamento
O meio de consultoria de gestão é um dos mais rígidos em relação a
comportamento. Nas maiores consultorias, é comum os profissionais terem
aula de etiqueta e seguirem um código de vestir. Em algumas delas há
indicações até mesmo de como agir ao encontrar um cliente fora do
ambiente profissional.
Embora cada uma tenha exigências diferentes, de maneira geral convidar
um cliente para almoçar é permitido, mas happy hour ou jantar nem sempre
pegam bem. É o que diz Minervino Neto, diretor comercial da Dale
Carnegie, empresa de treinamento em Brasília. As roupas devem ser tão
discretas quanto o comportamento. Terno cinza ou marinho para os homens e
terninho para as mulheres.
Comercial
Profissionais da área de vendas costumam passar boa parte do tempo fora
do escritório. O manual para eventos ou reuniões continua o mesmo do
ambiente corporativo. O que deve ganhar atenção são os encontros
fortuitos com clientes fora do horário e ambiente de trabalho, já que a
rede de relacionamentos costuma ser grande.
“Cumprimentar a pessoa e sair de perto é de bom tom. Se o cliente puxar
assunto, estique o papo um pouco mais. Já falar sobre trabalho... Só
mesmo se ele começar”, diz Bob Eugênio, presidente da agência Eugênio,
de marketing, de São Paulo.
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