Companhia criou duas empresas: Rodobens Malls e Rodobens Urbanizadoras
O segmento de shopping centers segue atrativo no Brasil. Segundo
informações do jornal Valor Econômico, a Rodobens Negócios Imobiliários é
a mais nova empresa a atuar no setor, assim como em loteamentos. O
Grupo passará a ter duas novas empresas: Rodobens Malls e Rodobens
Urbanizadoras.
Em vez de aporte de capital, ambas terão áreas
que já eram propriedade da Rodobens, cuja meta é reduzir riscos
inerentes ao mercado de incorporação e aproveitar melhor parte dos
terrenos que possui. "Os dois novos negócios trarão um pouco mais de
perenidade de fluxo de caixa para a companhia", disse ao Valor o
presidente da Rodobens, Marcelo Borges.
Até então, as
iniciativas de incorporação eram o foco de atuação da empresa e em médio
prazo devem continuar respondendo por 80% dos negócios. Já shoppings e
loteamentos representarão 10%.
O prazo para os primeiros
projetos de centros comerciais é 2013 e a Lumine Soluções em Shopping
Centers terá participação de 4% nas Sociedades de Propósito Específico,
criadas para desenvolver cada projeto da Rodobens Malls, com a
possibilidade de elevar a participação em cada um para 10%, mediante
aporte de recursos. A especialidade da Lumine é planejamento,
desenvolvimento, administração e comercialização e, atualmente, a
empresa está em 30 projetos do mercado.
Inicialmente, a
Rodobens utilizará 22 terrenos (290 mil metros quadrados) para
desenvolver shoppings. Trata-se de áreas residuais no entorno de
empreendimentos residenciais da empresa, nas quais serão criados
shoppings de vizinhança, centros comerciais de pequeno porte ou
supermercados com lojas.
Os empreendimentos serão construídos em todos os mercados onde a empresa atua, exceto o Rio Grande do Sul.
Já a empresa de loteamentos terá oito áreas, com dois milhões de metros
quadrados, que em princípio seriam destinadas ao projeto Minha Casa,
Minha Vida, do Governo Federal. Com os terrenos, a Rodobens pretende
atingir essencialmente a classe B e, em segundo plano, a classe C.
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