segunda-feira, 23 de julho de 2012

Celular tem novo dígito em São Paulo

Todas as linhas com DDD 11 terão um dígito a mais. O nove será incluído no lado direito do número atual



A expansão do mercado de telefonia móvel foi tão expressiva em São Paulo que a configuração de oito dígitos para o número do celular está perto da saturação de 44 milhões de combinações exclusivas possíveis. A região atendida pelo código de DDD 11 já chegou a 34 milhões de linhas.
A partir do dia 29, com o objetivo de ampliar a possibilidade de combinações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai implantar o nono dígito em todas as linhas de telefone celular.
A medida afeta a todos os usuários de telefone celular com código 011 (são 64 cidades no estado).
Com a mudança, as ligações para os celulares terão de ser feitas com a inclusão de um número nove à esquerda dos oito dígitos originais do telefone.
As linhas novas, vendidas depois de sábado,  terão nove dígitos. O custo da inclusão de mais um dígito no número do celular chega a R$ 300 milhões, mas não haverá aumento de custo para os clientes. A partir de 2013, outras cidades poderão adotar o nono dígito.
Processo/ As operadoras e a Anatel esperam que a transição entre os números de oito dígitos para os de nove dígitos aconteça de forma tranquila para os usuários. Segundo as empresas, não será necessário mudar a configuração do aparelho ou da linha para o novo número. Todo processo de alteração será feito automaticamente pela Anatel e pelas empresas. O custo das ligações e o envio das contas não sofrerão alterações devido à mudança de oito para nove dígitos. As operadoras vão tirar dúvidas dos clientes.
Durante 150 dias, uma mensagem na ligação para o número antigo explicará a mudança

64
cidades usam o código 11


Ligações para o número velho serão completadas
No início da mudança de oito para nove dígitos, as ligações feitas para os números antigos serão completadas após uma mensagem informando sobre a nova configuração.


104%
é o crescimento nas opções de combinações com nove dígitos


Testes no novo modelo foram feitos por seis meses
Durante seis meses, a Anatel e as operadoras fizeram testes com a configuração de nove dígitos para os celulares com  DDD 11. Os testes indicam que a mudança deve ocorrer sem problemas.


Chamada interurbana vai usar nove dígitos para SP
Quem está fora do estado de São Paulo e vai ligar para um celular com DDD 11 também terá de digitar os nove dígitos da nova configuração, além do código da operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário