Prévia de pesquisa da Havas Sports & Entertainment aponta benefícios
Patrocinar os Jogos Olímpicos é benéfico e
fortalece a imagem das marcas, garante uma prévia do estudo "Olympic
Sponsorship Study" divulgado pela Havas Sports & Entertainment
(HS&E), responsável justamente por intermediar as negociações da
competição. O estudo abrangerá nove ondas de pesquisa entre março de
2011 e agosto de 2013.
Embora o caso completo só seja divulgado em 2013, a
prévia mostra que a percepção de uma marca aumenta de 35% a 50% entre
as principais patrocinadoras dos jogos de Londres, mesmo antes do início
oficial das Olimpíadas. Além disso, a companhia passa a ter uma imagem
mais sólida, com adjetivos como “inspiradora” e “confiável” (50%) e
“admirável” (25%) mais presentes nas respostas das pesquisas. Além
disso, 50% do público consumidor dos Jogos Olímpicos se mostrar mais
propenso a comprar um produto de um patrocinador.
Apesar de ter Londres como foco, o estudo serve
como espelho para o que deve acontecer em 2016, quando o Rio de Janeiro
sediará a competição. “Pensando nos Jogos Olímpicos de 2016, as marcas
que já investiram ou vão investir para se tornar patrocinadoras deste
evento terão de usar essa oportunidade para interagir com o público-alvo
de maneira significativa a ponto de alcançar essa associação positiva
citada no estudo”, afirmou Noémie Claret, gerente de novos negócios e
planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E. “Nossa
visão de mais de 20 anos de mercado e o trabalho com 10 patrocinadores
em Londres 2012 nos mostra que as campanhas mais eficazes são aquelas
que melhoram a experiência de marca e agregam valor à relação com o
consumidor”, complementou.
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