segunda-feira, 23 de julho de 2012

Primeiras impressões: Fiat Punto 2013 Essence Dualogic


Novo câmbio automatizado é destaque, embora plataforma seja a mesma.
Acabamento interno surpreende, mas exterior não sofre alteração gritante.

  O lançamento do novo Fiat Punto não teve tanto alarde quanto o do novo Palio, mas para quem prestar atenção na campanha publicitária do carro vai perceber que além de a montadora não abrir mão de piadinhas machistas triviais, ela não mostrou no que realmente o carro inova dentro de sua categoria: acabamento interno superior, novo câmbio automatizado  e um bom pacote de itens de segurança de série – fora as alterações estéticas em para-choques, conjunto óptico e lanternas a LED.
Fiat traz novo conteúdo ao Punto (Foto: Flavio Moraes/G1)Fiat traz novo conteúdo ao Punto (Foto: Flavio Moraes/G1)
Isso porque a Fiat preferiu dar destaque a uma plataforma exclusiva desenvolvida para manter o usuário do Novo Punto informado sobre o que acontece na internet enquanto ele dirige. Chamado de Fiat Social Drive, o dispositivo permite conectar o carro a redes sociais e ser informado de todas as atualizações. Basta criar uma conta na plataforma, pelo computador ou celular, conectar-se às redes sociais e escolher os amigos ou páginas de quem deseja receber notícias. Esse sistema foi desenvolvido para ser compatível com o sistema Blue&Me.
Ou seja, pelo viva voz, o condutor pode ouvir “Fulano mudou o status de solteiro para um relacionamento sério”, ou mesmo, como mostra a campanha publicitária, notícias do dia a dia, como “manifestantes seminuas fazem protesto” (no comercial, o homem leva o seu Punto até o local da tal manifestação e as mulheres entram no carro). Independentemente do tema, é o tipo da função que vai, provavelmente, saturar o ouvido de quem estiver dentro do veículo e ficará obsoleta no segundo dia de uso para a maioria dos usuários.
E o Punto, que ganhou sim uma promoção de status, pode oferecer bem mais do que isso, embora utilize a mesma plataforma e mecanicamente não tenha mudado. O G1 testou pelas ruas de São Paulo a versão intermediária Essence 1.6 16V Dualogic, que sai por R$ 44.140. Clique aqui e confira todos os preços da linha Punto 2013.
Concorrentes Fiat Punto (Foto: Editoria de Arte/G1)
Ela vem de série com airbag duplo, ABS, ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira de LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, My Car Fiat, porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, piloto automático, entre outros itens.

Câmbio Dualogic melhorou, e muito
Em relação à dirigibilidade, o carro continua o mesmo. Ele tem boa ergonomia, apesar de o volante ser grande demais, boa visibilidade e um conjunto mecânico "ok”, com desempenho e arranques que não surpreendem, mas também não deixam ninguém na mão. O motor 1.6 16V E.torQ Flex tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

Punto ganhou lanternar a LED e novo para-choque (Foto: Divulgação)Punto ganhou lanternar a LED e novo para-choque (Foto: Divulgação)
Aliás, é indiscutível que o Punto T-Jet, com motor 1.4 turbo, é o melhor custo-benefício da linha, justamente por causa do desempenho esportivo do motor de 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. Embora ela seja a mais cara e bem salgada para um carro desta categoria (R$ 55.740).
Voltando à versão Essence Dualogic, a evolução do câmbio automatizado é indiscutivelmente um grande avanço no carro. Chamado de Dualogic Plus, a tecnologia Fiat mostra que já está lado a lado com a da Volkswagen, considerada até então a melhor entre as transmissões automatizadas. Em outras palavras, o bom e velho tranco da troca de marchas diminuiu muito. O solavanco maior é sentido na troca da primeira para segunda marcha, mas as outras são feitas de forma mais suave, tanto é que são imperceptíveis para os passageiros.
Câmbio Dualogic está mais moderno e com trocas mais suaves (Foto: Flavio Moraes/G1)Câmbio Dualogic está mais moderno e com trocas
mais suaves (Foto: Flavio Moraes/G1)
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual (M).
O sistema oferecido pela Fiat no Punto vem ainda com o chamado sistema Creeping (“movimentação lenta”) que, quando o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves. Tecnologia que deixa o sistema mais parecido ainda com uma transmissão automática moderna.
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de combustível.
Acabamento interno do Fiat Punto é um dos atrativos do carro (Foto: Flavio Moraes/G1)Acabamento interno do Fiat Punto é um dos atrativos do carro (Foto: Flavio Moraes/G1)

Acabamento interno
Superior aos dos principais concorrentes Chevrolet Sonic e Ford New Fiesta Hatch, o novo acabamento interno do Punto impressiona pelo nível superior. A Fiat não deixou de lado o largo uso de plásticos, mas a qualidade do material é nitidamente melhor em relação a dos concorrentes e rico em detalhes e texturas. Um bom recado para o mercado brasileiro de veículos, que acabou ficando habituado a um acabamento pobre, sem graça e cheio de rebarbas.

Punto continua com a mesma plataforma, mas linhas estão mais arredondadas (Foto: Divulgação)Punto continua com a mesma plataforma, mas
linhas estão mais arredondadas (Foto: Divulgação)
E isso muda completamente a vida dentro do habitáculo, porque motoristas e ocupantes têm um ambiente mais aconchegante. Afinal, até mesmo a percepção ao tocar os materiaisé agradável. Desenho e material dos bancos de bom nível também fazem toda a diferença.

Conclusão

O Punto é o “queridinho” da Fiat e, por isso, era de se esperar um bom investimento no conteúdo do carro. Embora mecanicamente seus concorrentes tragam alguns predicados superiores, os itens oferecidos de série fazem toda a diferença no apelo comercial do produto. Afinal, é exatamente o que o consumidor quer ouvir quando se pergunta “o que tem de legal neste carro?”. Mais uma vez, a Fiat soube responder à questão e sem mudar muito o preço do modelo —  os valores do Punto 2013 continuam praticamente iguais ao do modelo anterior.  

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