Novo câmbio automatizado é destaque, embora plataforma seja a mesma.
O lançamento do novo Fiat
Punto não teve tanto alarde quanto o do novo Palio, mas para quem
prestar atenção na campanha publicitária do carro vai perceber que além
de a montadora não abrir mão de piadinhas machistas triviais, ela não
mostrou no que realmente o carro inova dentro de sua categoria:
acabamento interno superior, novo câmbio automatizado e um bom pacote
de itens de segurança de série – fora as alterações estéticas em
para-choques, conjunto óptico e lanternas a LED.
Fiat traz novo conteúdo ao Punto (Foto: Flavio Moraes/G1)
Isso porque a Fiat preferiu dar destaque a uma plataforma exclusiva desenvolvida para manter o usuário do Novo Punto
informado sobre o que acontece na internet enquanto ele dirige. Chamado
de Fiat Social Drive, o dispositivo permite conectar o carro a redes
sociais e ser informado de todas as atualizações. Basta criar uma conta
na plataforma, pelo computador ou celular, conectar-se às redes sociais e
escolher os amigos ou páginas de quem deseja receber notícias. Esse
sistema foi desenvolvido para ser compatível com o sistema Blue&Me.
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Ou seja, pelo viva voz, o condutor pode ouvir “Fulano mudou o status de
solteiro para um relacionamento sério”, ou mesmo, como mostra a
campanha publicitária, notícias do dia a dia, como “manifestantes
seminuas fazem protesto” (no comercial, o homem leva o seu Punto até o
local da tal manifestação e as mulheres entram no carro).
Independentemente do tema, é o tipo da função que vai, provavelmente,
saturar o ouvido de quem estiver dentro do veículo e ficará obsoleta no
segundo dia de uso para a maioria dos usuários.
E o Punto, que ganhou sim uma promoção de status, pode oferecer bem
mais do que isso, embora utilize a mesma plataforma e mecanicamente não
tenha mudado. O G1 testou pelas ruas de São Paulo a versão intermediária Essence 1.6 16V Dualogic, que sai por R$ 44.140. Clique aqui e confira todos os preços da linha Punto 2013.
Ela vem de série com airbag duplo, ABS, ESS (Emergency Stop Signaling),
vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção
hidráulica, lanterna traseira de LED, banco do motorista com regulagem
de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível,
computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, My Car Fiat,
porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h,
volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com
telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de
bordo B, piloto automático, entre outros itens.
Câmbio Dualogic melhorou, e muito
Em relação à dirigibilidade, o carro continua o mesmo. Ele tem boa
ergonomia, apesar de o volante ser grande demais, boa visibilidade e um
conjunto mecânico "ok”, com desempenho e arranques que não surpreendem,
mas também não deixam ninguém na mão. O motor 1.6 16V E.torQ Flex tem
potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando
somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e
seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.
Punto ganhou lanternar a LED e novo para-choque (Foto: Divulgação)
Aliás, é indiscutível que o Punto T-Jet, com motor 1.4 turbo, é o
melhor custo-benefício da linha, justamente por causa do desempenho
esportivo do motor de 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque,
encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm.
Embora ela seja a mais cara e bem salgada para um carro desta categoria
(R$ 55.740).
Voltando à versão Essence Dualogic, a evolução do câmbio automatizado é
indiscutivelmente um grande avanço no carro. Chamado de Dualogic Plus, a
tecnologia Fiat mostra que já está lado a lado com a da Volkswagen,
considerada até então a melhor entre as transmissões automatizadas. Em
outras palavras, o bom e velho tranco da troca de marchas diminuiu
muito. O solavanco maior é sentido na troca da primeira para segunda
marcha, mas as outras são feitas de forma mais suave, tanto é que são
imperceptíveis para os passageiros.
Câmbio Dualogic está mais moderno e com trocas
mais suaves (Foto: Flavio Moraes/G1)
Para entender melhor, o câmbio automatizado não é automático, nem
manual. É uma mistura dos dois. Quando a opção automatizada é
selecionada, uma central eletrônica atua na embreagem e no câmbio. Por
meio de sensores de velocidade e rotação do motor, essa central escolhe o
melhor momento e efetua a troca das marchas - por isso não há o pedal
de embreagem. A mudança do modo automático para o mecânico ou vice-versa
pode ser feita a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento.
Para fazer a troca, é necessário dar um toque na alavanca ou no comando
borboleta, quando a alteração for do modo automático (D) para o manual
(M).
O sistema oferecido pela Fiat no Punto vem ainda com o chamado sistema
Creeping (“movimentação lenta”) que, quando o motorista liberar o freio,
a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a
movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 Km/h. Isso
facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas
(aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. O torque
máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves.
Tecnologia que deixa o sistema mais parecido ainda com uma transmissão
automática moderna.
Outro detalhe é o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que
permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução
do seu carro, seja com foco no desempenho, seja a economia de
combustível.
Acabamento interno do Fiat Punto é um dos atrativos do carro (Foto: Flavio Moraes/G1)
Acabamento interno
Superior aos dos principais concorrentes Chevrolet Sonic e Ford New Fiesta Hatch,
o novo acabamento interno do Punto impressiona pelo nível superior. A
Fiat não deixou de lado o largo uso de plásticos, mas a qualidade do
material é nitidamente melhor em relação a dos concorrentes e rico em
detalhes e texturas. Um bom recado para o mercado brasileiro de
veículos, que acabou ficando habituado a um acabamento pobre, sem graça e
cheio de rebarbas.
Punto continua com a mesma plataforma, mas
linhas estão mais arredondadas (Foto: Divulgação)
E isso muda completamente a vida dentro do habitáculo, porque
motoristas e ocupantes têm um ambiente mais aconchegante. Afinal, até
mesmo a percepção ao tocar os materiaisé agradável. Desenho e material
dos bancos de bom nível também fazem toda a diferença.
Conclusão
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