Palestra será realizada durante o 3º Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá
Definidos por João Doria Jr. como “antecipadores de comportamento e
tendências”, por estarem à frente de um instituto – no caso, o Ibope –
“que consegue apontar para o mercado perspectivas e posicionamentos de
consumo e opinião”, Carlos Augusto Montenegro, presidente do órgão, e
Laure Castelnau, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios,
irão apresentar durante o 3º Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá a
palestra “A influência da marca na decisão do consumo”.
No encontro promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, e
que nesse ano ocorre entre os dias 17 e 19 de agosto no Hotel Sofitel
Jequitimar, na cidade do litoral sul paulista, Laure conta que a
apresentação se inicia com uma mostra do cenário brasileiro dos últimos
tempos, tanto na esfera econômica quando demográfica. “Estamos em um
processo de mudanças, evoluindo nesses dois campos. Temos aí um
crescimento expressivo da classe média, uma inversão da pirâmide etária
como nunca visto antes, onde logo mais teremos um enorme contingente de
pessoas na terceira idade. E o novo cenário aponta tendências e
necessidades de mudanças nas políticas públicas e empresariais, e no
posicionamento de marketing”, ressalta.
Quanto ao crescimento da classe média, a executiva fala em adequação à
abordagem ao consumidor. “O modo das empresas ofertarem seus produtos e
serviços passa a ser outro. Vamos pegar como exemplo as companhias
aéreas. Antes, só pessoas de classes mais altas tinham acesso a elas.
Hoje não, a Classe C – e que tem muita gente que já foi da D – também
viaja de avião. E claro que a forma de se comunicar com um público e
outro deve ser diferente”, explica. “Até o Magazine Luiza comercializa
passagens”, completa.
Laure atenta também para o fato de que o Inaf (Indicador de
Alfabetismo Funcional), que oferece à sociedade informações sobre as
habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática dos brasileiros
entre 15 e 64 anos de idade, divulgou semana passada dados de que as
pessoas estão estudando mais e por mais tempo. “Temos mais acesso à
informação e, por consequência, uma instrução mais elevada por parte do
consumidor, que lhe dá um senso crítico que antes não existia”.
Já em um segundo momento da apresentação, Laure e Montenegro abordam
as grandes tendências nas pesquisas realizadas pelo Ibope, como
responsabilidade social, a preocupação com a boa forma, a saudabilidade.
“E quando as pessoas começam a se preocupar com conceitos assim, geram
significados diretos para as companhias, de modo que ofereçam produtos e
serviços em linha com as tendências de consumo”, comenta Laure.
E a procura pela boa forma e pelo bem estar físico está gerando não
só uma busca muito grande por academias e equipamentos esportivos, como
também pela indústria de cosméticos, de estética. “Esses segmentos não
param de crescer no Brasil. É uma tendência crescente, tanto em
tratamentos como e produtos. E isso entre os homens também. Para se ter
uma ideia, o país é o terceiro maior mercado mundial de beleza, atrás
apenas de Estados Unidos e Japão, e deve ocupar a segunda posição até
2015. Em venda de cosméticos masculinos, o Brasil é o vice-líder
mundial, perdendo para os Estados Unidos.
“Creio que será muito interessante levar esse tipo de questão aos
participantes do Fórum. Irá gerar uma riqueza de discussão muito grande
com executivos que estão à frente de seus negócios e que, se não adotam
tais práticas que identificamos, irão refletir sobra o assunto”.
PALESTRAS
Além de Carlos Augusto Montenegro e
Laure Castelnau, o 3º Fórum de Marketing Empresarial tem presença
confirmada de Tarek Farahat, presidente da P&G Brasil, que falará
sobre “As transformações nos hábitos de consumo”; Vasco Luce, presidente
da Pepsico América do Sul, e Andrea Alvares, presidente da companhia no
Brasil, irão apresentar a palestra “A influência dos jovens no
consumo”; João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de
relacionamento da Fiat, abordará “Efetividade de campanhas de
comunicação. Casos de sucesso no Brasil e no exterior”; por fim, Ivan
Zurita, presidente do conselho da Nestlé, irá encerra o ciclo de
palestras com a apresentação “Produtos que devem surpreender e fidelizar
clientes”.
Com o tema “Brasil: nova potência no consumo e nas tendências”, os
patrocinadores do encontro são o Grupo Bandeirantes e a Ultrafarma, com
apoio da Arizona e Grupo RBS. AlmapBBDO, Geo Eventos, Heineken, NBS,
Quê, Rede Record e SBT possuem cotas de participação especial, enquanto a
Y&R, apenas de participação. Os colaboradores são Casa Cor, Editora
Globo, ESPM, Lincx, Vivo e Wizard e, os fornecedores oficiais, Cine,
CDI, Decor Books, Burti, Lua Nova e UPS. A Editora Abril (Exame e
Contigo), Editora Três, O Estado de S.Paulo, Rádio Alpha FM, Rádio Jovem
Pan, TV+, UOL, Veja São Paulo e revista Marketing Empresarial são os
mídias partners.
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