quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Engajamento, a palavra da vez



O crescimento das mídias sociais deu mais voz às pessoas e na esteira de seu sucesso tem gerado uma série de mudanças, refletindo diretamente na indústria da comunicação e na forma com que as marcas se posicionam. Ganham peso conceitos como compartilhamento, levando a outros movimentos: um engajamento cada vez maior das pessoas em causas sociais, movimentos, e, por que não, na relação com as marcas?

Fiz uma entrevista ("Como a Coca-Cola irá dobrar de tamanho") há alguns meses com o vice-presidente global de marketing estratégico e comunicação criativa da Coca-Cola Jonathan Mildenhall e ele foi categórico ao afirmar a relevância que conteúdo tem atualmente para a marca. E mais: como é essencial conversar com os consumidores, criar diálogo entre eles e as marcas, engajá-los. “Em 2020, meu objetivo é a conversa, o diálogo com o público-alvo”, antecipou o executivo.

E é esta conversa que cada vez mais se mostra fundamental para marcas e é reconhecida pelo consumidor. Recentemente uma ação da Coca-Cola Zero, criada pela Ogilvy Sidney e replicada no Brasil, reforçou isso e ganhou reconhecimento do público. A marca imprimiu latas com os 150 nomes mais comuns do país em embalagens – latas, 600 ml e 2 litros. Além disso, inundou as redes sociais com um aplicativo que permite que as pessoas criem suas latas, usando seus nomes ou a palavra que quiserem. Bingo! Latas de Anas, Marias, Joãos etc na timeline do Facebook. E consumidores felizes. Simples, certo? 

Agora uma ação da Skol deve movimentar os que gostam de praia e cerveja no Rio de Janeiro. Em parceria com o projeto “Rio Eu Amo, Eu Cuido”, a marca criou uma lata especial, que irá ter sua renda revertida a uma iniciativa que prestigie a cidade. Momento perfeito para uma ação como essa, já que a autoestima dos cariocas anda em alta, com a pacificação e a contagem regressiva para a Copa e as Olimpíadas. O detalhe importante que não mencionei: os consumidores definirão qual o projeto será criado a partir da verba adquirida. Engajamento? Sim! Ponto para a Skol. 

Como disse a executiva do Reed Miden Anne De Kerckhove, em entrevista ao M&M - “Nós, os consumidores, somos grandes rebeldes agora, queremos realmente expressar nossas vozes, o que pensamos”. E é o que estas marcas estão buscando: diálogo com o consumidor, criar relacionamento. Envolvê-los. Para Anne, em um futuro próximo, as métricas que avaliarão o sucesso de um determinado programa ou produto irão além de audiência e lembrança de marca, passarão por um ponto crucial: o quanto ele é compartilhado. Fecho com ela, acho que é isso que veremos por ai.


Embalagem especial de Skol 360° na versão de 269 ml que, durante quatro meses, será comercializada em todos os pontos de venda da marca no Rio

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