O site Gizmodo
conseguiu colocar as mãos no manual de conduta dos vendedores da Apple.
O guia chamado de "The Genius Training Student Workbook" (algo como
"Manual de treinamento do estudante de “Gênio"”) possui uma série de
regras que devem ser respeitadas, como palavras que podem e não podem
ser ditas pelos representantes e um estudo sobre as diferentes emoções
expressadas pelos clientes.
Surpreendentemente, o principal objetivo do vendedor não é de convencer um consumidor a comprar algum produto da marca, mas sim de transmitir "vibrações boas", com ênfase na empatia, na alegria, no reconforto e evitar situações de conflito.
Na página sete do manual, existe uma lista que responde aos diferentes "quês" e "comos". O que um "Gênio" faz? - Ele educa, Como? - Com graça, ele também "toma a liderança", "sente empatia", "recomenda", "convence" e chega ao "sim" da compra com muito "respeito". Resumindo, o vendedor tem que tomar o controle da venda, parecendo passivo e sendo empático.
O ato de vender é resumido em 5 letras, que soletram "Apple", A de
"Approach" (aproximação), P de "Probe" (sondar), P de "Present"
(apresentar), L de "Listen" (ouvir) e E de "End" (concluir).
Existe também uma lista de palavras que não podem, de jeito algum, ser pronunciadas, são elas : "bomb" (algo como "dar pau") que tem que ser substituído por "fecha inesperadamente", "crash" e "hang" (algo como "travar"), que precisam ser trocados por "para de responder". A Apple não "elimina" um problema, o "reduz", os produtos da Apple não "superaquecem", eles ficam "mornos".
Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário