Publicidade não incluía total dos valores pagos para compra dos carros.
O Ministério da Justiça (MJ) multou nesta segunda-feira (17), em R$ 373
mil, a montadora Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda., por
publicidade enganosa.
A multa foi por “induzir consumidores a adquirir veículos pelo valor
anunciado, mas não incluir os outros valores que deveriam ser pagos ao
adquirir o produto”, diz o MJ em nota. A empresa tem dez dias, a contar
da data da intimação, para apresentar recurso à Secretaria Nacional do
Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).
De acordo com o ministério, as multas se referem às campanhas “Demorou,
Dançou”, em que a empresa deixou de mencionar a existência do valor de
entrada e das parcelas intermediárias “na mesma proporção visual do
valor chamativo” em que informava “parcelas a partir de R$ 206” na
compra do Peugeot 206; e por falta de informação sobre o custo efetivo
total da operação de crédito na promoção “Eu e Peugeot, Peugeot e eu”.
“O valor das multas no total de R$ 373.136 deve ser depositado em favor
do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e será
aplicado em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio
público e de defesa dos consumidores”, informa o MJ.
Procurada pelo G1, a Peugeot informou que trata-se de
uma decisão de primeira instância "e, em função disso, a Peugeot do
Brasil apresentará recurso".
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