Os novos abrigos de ônibus e relógios de rua devem começar a ser
instalados em um mês na cidade de São Paulo. O contrato com os dois
consórcios vencedores da concorrência do novo mobiliário urbano da
cidade foi assinado ontem.
As empresas vão lucrar com anúncios nos equipamentos. Em troca disso,
terão a obrigação de arcar com o custo de instalação e manutenção.
O consórcio "Pra SP" (formado pelas empresas Odebrecht Transport,
Rádio e Televisão Bandeirantes, Kalítera Engenharia e APMR) poderá
explorar a publicidade nos abrigos. Pelo monopólio, apresentou outorga
de R$ 167 milhões à Prefeitura de São Paulo.
O investimento na instalação dos modelos, com painel eletrônico e de
estilo futurista, está previsto em R$ 300 milhões. Os quatro modelos,
distribuídos conforme as peculiaridades do local, foram desenhados pelo
designer Guto Índio da Costa. Ao todo, serão 6.500 novos abrigos, mais
12.500 totens indicativos da parada de ônibus.
O consórcio "A Hora de São Paulo" (composto pela JCDecaux Ameriques,
JCDecaux do Brasil e Publicrono) terá o monopólio dos anúncios nos
relógios. A outorga apresentada é de R$ 68 milhões. O investimento
previsto na instalação dos relógios é de R$ 240 milhões.
Os relógios são criações dos arquitetos Ruy Ohtake e Carlos Bratke.
Serão instalados, no máximo, 100 aparelhos na área central e, no mínimo,
150 em cada uma das quatro regiões de São Paulo. / ARTUR RODRIGUES
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