Pesquisa da Singular avalia investimentos em veículos
Empresa de comunicação especializada em mídia e
conteúdo, a Singular Arquitetura de Mídia, comandada por Geraldo Leite,
lançou a 18ª edição de seu PMV (Painel de Marketing de Veículos), onde
300 entrevistados entre profissionais de anunciantes, agências de
publicidade e digitais analisaram o mercado de propaganda em 2012 e
deram suas previsões para 2013, além de opinarem sobre os fatos que
marcaram a mídia em 2012.
O estudo é destinado aos veículos. Hoje, cerca
de 12 dos principais grupos de comunicação do país adquirem o PMV — os
quais Leite chama de “patrocinadores”. “Nós desenvolvemos o painel e
vendemos para os veículos. Hoje temos 12 grupos distribuídos nos meios
TV, jornal, revista e web, que recebem dados exclusivos e vindo de quem
detém a verba que é aplicada em suas mídias: agências e anunciantes”,
explica Leite.
O executivo diz que além de dados que são
passados ao mercado, também há informações exclusivas destinadas aos
compradores do PMV. “Temos uma série de tópicos que perguntamos aos
mídias das agências e aos anunciantes, que vão desde a qualidade do
atendimento comercial dos veículos até a presença deles junto ao trade”,
diz. “Isso faz com que os veículos possam fazer uma autoavaliação, já
que ficam sabendo como são vistos por quem negocia com eles no
dia-a-dia. E também descobrem como é o desempenho de seus concorrentes a
até de players de outros meios, já que também temos um item dividido
por segmentos da economia, onde dá para entender, por exemplo, porque um
determinado setor passou a destinar mais verba para a web e menos para a
TV. E assim por diante”, completa, dizendo que nesse caso existe uma
análise específica para a área digital.
Estudo
O 18º PMV mostra que 80% dos entrevistados
acreditavam, no ano passado, que a verba publicitária deste ano iria ser
maior do que em 2011. E destes, 16% diziam que cresceriam mais de 25%. O
estudo revelado agora mostrou outra realidade: 53% afirmaram que a
verba foi maior e apenas 10% que foi superior a 25%. Para 2013, os
mesmos 10% acreditam que irão superar este índice e 79% de que será
maior do que em 2012.
Entre os otimistas, os que mais esperam um ano
melhor em 2013 são as agências — 84% acreditam em crescimento, contra
78% das agências digitais e 66% dos anunciantes. Os profissionais do
Distrito Federal são os mais esperançosos: 84% dizem que as verbas serão
maiores. Em São Paulo o número chega a 80% e, no Rio, 75%. A pesquisa é
realizada justamente nesses três estados.
Quanto ao fato de mídia do ano ter sido a novela
“Avenida Brasil”, da Rede Globo, Leite acredita que seja porque se
trata de um produto que quebrou paradigmas. “‘Avenida Brasil’ apresentou
referências fora do padrão da teledramaturgia. Tinha um ritmo muito
forte, como se a cada capítulo tivéssemos um final diferente. Tanto que
atual novela das 21 horas (‘Salve Jorge’) está tendo dificuldades de se
aproximar do mesmo padrão”, diz.
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