Agência de Marco Antonio Sabino adota marca Kreab Gavin Anderson, rede com a qual mantinha acordo operacional
Será oficializada — e comemorada — nesta semana a venda do
controle acionário da S/A Comunicação, agência de relações públicas do
jornalista Marco Antonio Sabino, para a rede Kreab Gavin Anderson,
pertencente ao Omnicom. A S/A já tinha acordo operacional para projetos
internacionais com a nova controladora, desde 2008. Sabino segue como
sócio e se mantém no comando da operação. “O headquarter é em Estocolmo,
mas tenho autonomia para definir as estratégias de nossa operação”,
afirma. A agência brasileira adota a marca internacional, num primeiro
momento apresentando-se como S/A Kreab Gavin Anderson.
Ele
comandará, a partir de São Paulo, a expansão nos negócios da rede para a
América do Sul. Em janeiro, a agência passa a operar com mais três
escritórios: Rio de Janeiro (onde já tinha uma base), Brasília e
Assunção, no Paraguai — neste caso, para atender, entre outros clientes,
o novo governo paraguaio. O trabalho será executado em parceria com a
agência local Ernesto Garcia, que também adota o nome Kreab Gavin
Anderson.
“Nos próximos anos, queremos colocar de pé ao menos
quatro novos escritórios: em Buenos Aires, Santiago, Lima e Bogotá”,
adianta Sabino, que prefere o modelo de associação com agências locais,
embora o investimento em start-ups não esteja descartado de todo.
A atuação da operação brasileira seguirá pelos três pilares da rede:
public affairs, comunicação corporativa e comunicação financeira. Esta
terceira disciplina é a especialidade da Gavin Anderson (empresa
originalmente pertencente ao Omnicon que, após ter firmado parceria com a
S/A, em 2008, se fundiu com a Kreab, em 2009, dando origem à rede Kreab
Gavin Anderson, sediada em Estocolmo, capital da Suécia). Outras duas
áreas que terão papel estratégico na operação brasileira são a unidade
de negócios digitais (focada em PR 2.0) e a unidade de comunicação
esportiva. Neste caso, a intenção é oferecer serviços locais para
clientes globais em virtude dos eventos esportivos que serão realizados
no País nos próximos anos. Entre os clientes globais atendidos no Brasil
pela rede estão Scania (principal conta global) e IATA (International
Air Transport Association). Outros clientes no exterior são BBC (a Kreab
é a agência responsável pelo gerenciamento da atual crise envolvendo a
cúpula da emissora estatal britânica) e os governos de Portugal e
Israel.
A venda da S/A é mais um movimento de
internacionalização do mercado brasileiro de agências de relações
públicas. Em setembro de 2011, o Interpublic comprou a S2Publicom. No
ano anterior, o Publicis Groupe assumiu o controle acionário na Andreoli
MS&L, na qual detinha participação acionária de 25% desde 2001.
Outro movimento importante foi a compra, em 2010, da Significa pela
Edelman, que então passou a se chamar Edelman Significa. A transação, de
R$ 1,7 milhão, fez do Brasil o quinto mercado mais importante para a
nova controladora. “O mercado caminha para a mesma toada que a
publicidade”, avalia Sabino. “Há espaço para todo mundo, mas quem quiser
disputar a ponta do mercado precisa carregar uma bandeira
internacional.” Lideram, hoje, o mercado brasileiro de relações públicas
as nacionais e independentes CDN e FSB.
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