Mundo do Marketing seleciona e internauta vota na melhor do ano. Levantamento leva em consideração a inovação e pertinência dos projetos realizados por marcas no Brasil
Durante o ano de 2012, o Mundo do Marketing publicou 3.682 notícias sobre as estratégias e ações de Marketing das mais diversas marcas
em todo o país. Em um universo quantitativo grande, no entanto, poucas
ganham destaque entre os profissionais da área e ficam marcadas para
sempre na história das empresas como casos de sucesso. Por isso, pela
primeira vez em seis anos, selecionamos as 10 melhores ações de
Marketing no período.
Os critérios avaliados foram inovação, resultado, audiência
e repercussão entre os leitores do portal e nas redes sociais. A partir
de agora, e até o dia 16 de dezembro, você poderá volta abertamente
pelo Facebook na melhor iniciativa de Marketing de 2012. O resultado
será apresentado no dia 17 de dezembro.
Allianz leva espelho com “delay” para bar de São Paulo
A Allianz realizou uma ação de conscientização no Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho. Em junho, a empresa
levou para o Bar Blá, em São Paulo, um espelho com a tecnologia de
“delay em movimento”. Ao se olharem no espelho, os consumidores viam seu
reflexo mais lento, com um texto que dizia “É assim que seus reflexos
ficam depois de alguns drinks. Um conselho: se beber, não dirija”. A
ação “Se beber não dirija” foi desenvolvida pela OgilvyOne e faz parte
da plataforma institucional “Um Conselho”, da Allianz, que alerta sobre
os riscos de misturar álcool e direção.
Coca-Cola Zero coloca nome de consumidores nas embalagens
A Coca-Cola Zero lançou uma edição limitada de embalagens customizadas
com os 150 nomes mais comuns dos brasileiros. A iniciativa faz parte da
ação “Descubra a Sua Coca-Cola Zero” e teve presença em mais de 500 mil
pontos de venda. Quem não estivesse entre os nomes escolhidos poderia
participar de uma votação na fan page da marca, que escolheu os próximos
50 nomes a serem estampados nas latas e garrafas de 600 ml e dois
litros. As pessoas também poderiam criar sua lata on-line com seus
nomes.
Karaokê do Bar Aurora & Boteco Ferraz faz teste do bafômetro
O Bar Aurora e o Boteco Ferraz realizaram uma ação inusitada para
conscientizar sobre o consumo responsável de álcool. Os estabelecimentos
de São Paulo, localizados no Itaim Bibi, montaram um palco onde os
consumidores podiam escolher uma música, subir e cantar como um karaokê
comum.
Após a apresentação, no entanto, o “cantor” não recebia uma nota pelo
seu desempenho no palco. No lugar, aparecia no telão a quantidade de
álcool que continha no sangue, o que foi possível devido ao aparelho de
bafômetro inserido dentro do microfone. Como recompensa, os
participantes receberam um vale desconto de táxi. A ação foi criada e
desenvolvida pela Ogilvy & Mather.
Hellmann’s cria receitas com alimentos comprados pelos consumidores
A Hellmann’s fechou uma parceria com a rede de supermercados St. Marche
para atrair a atenção dos consumidores. Um software instalado nos
caixas das lojas reconhecia e combinava a maionese a outros alimentos
comprados pelo cliente. Como resultado, era gerada uma receita
instantânea impressa imediatamente no cupom fiscal. A ação foi assinada
pela Ogilvy & Mather.
Kibon surpreende consumidor pagando sorvetes
A Kibon criou uma “Corrente da Felicidade” para levar momentos de
bondade em meio à rotina estressante das pessoas. A marca instalou
câmeras em uma loja de conveniência de São Paulo que flagravam clientes
escolhendo o sorvete e se dirigindo ao caixa. No local, os consumidores
eram informados de que o produto já havia sido pago por outra pessoa.
O resultado foi que 97% das pessoas compartilharam a sua felicidade com
o próximo, mesmo sem conhecer. O projeto foi transformado em um vídeo,
lançado nos perfis da Kibon no Facebook e Twitter e no canal oficial da
marca no YouTube no Brasil, México, Equador e Venezuela. A ação teve a
assinatura da New Content, em parceria com a Fbiz.
Niely alisa as curvas do calçadão de Copacabana
A Niely surpreendeu os cariocas que passaram pela orla de Copacabana,
no Rio de Janeiro, em abril. Para promover o Creme Alisante Niely Gold e
estreitar o relacionamento com os consumidores, a marca “alisou” as
ondas do famoso calçadão, no trecho em frente ao Hotel Othon. Durante a
ação, batizada de “A Niely Alisa o Calçadão”, duas promotoras ainda
distribuíram amostras de produtos da empresa. A Artplan foi responsável
pela execução.
Criticado, Spoleto cria resposta bem humorada em vídeo
O Spoleto se valeu do sucesso de um vídeo produzido pelo site de humor
Kibe Loco e fechou parceria para dar continuidade ao quadro que criticou
a marca. O vídeo original trazia o humorista Fábio Porchat no papel de
atendente de um restaurante com características semelhantes ao Spoleto.
No roteiro, Porchat maltrata os clientes ao exigir que eles decidam pelo
seu prato o mais rápido possível, em uma clara alusão à rede
especializada em massas.
Diante da repercussão do material publicado no Youtube, então com mais
de 430 mil visualizações, a marca decidiu produzir um segundo vídeo, uma
continuação direta da cena, onde Porchat é repreendido pela chefia e
precisa repensar suas atitudes. Ao final, o Spoleto pede desculpas aos
seus consumidores e pede que eles reportem qualquer caso semelhante à
rede.
Skol cria Serviço de Atendimento ao Churrasqueiro
A Skol 360º criou o SAC – Serviço de Atendimento ao Churrasqueiro, que
oferece dicas sobre a organização de um churrasco, desde os convites até
a preparação do cardápio. Além das informações, o site traz produtos
exclusivos e um vídeo interativo no qual uma atendente esclarece as
dúvidas mais frequentes dos internautas.
O espaço disponibiliza receitas, calcula a quantidade de ingredientes
de acordo com o número de convidados e conta com uma rádio que pode ser
personalizada de acordo com o gosto musical. A marca está desenvolvendo
uma linha de produtos voltados para os amantes do churrasco. Entre os
protótipos está um avental com bolso térmico para manter a lata de
cerveja gelada. A ação tem a assinatura da agência F/Nazca.
Skol lança ovo de Páscoa de cerveja
A Skol surpreendeu na Páscoa com o lançamento de um ovo de chocolate
feito com cerveja. Desenvolvido em parceria com a chocolateria Folie, o
produto recebeu o nome de Redondinho e foi produzido de chocolate
trufado com recheio que leva Skol em sua receita. O lançamento vinha em
um kit com seis ovos redondos dentro de um mini-engradado personalizado e
a ideia era manter a marca junto dos consumidores em todos os momentos
do ano. O produto foi vendido também pela fan page da marca, em uma
edição limitada de kits para venda por R$ 70,00.
Xuxa muda cor do cabelo para ser embaixadora da Wella
A apresentadora Xuxa foi escolhida como embaixadora da Wella e passou
por uma transformação inédita para ajudar a reforçar os valores da marca
da P&G: ficou morena. A mudança no visual durou seis semanas e teve
uma realização integrada entre três agências: a criação foi da New
Style, a campanha publicitária foi da New Energy e a Wunderman
desenvolveu toda a estratégia digital.
* Com reportagem de Bruno Garcia, Cláudio Martins, Isa Sousa, Letícia Alasse, Leticia Muniz e Sylvia de Sá.
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