segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Marketing do Vampiro



  Para muitos críticos de cinema, a franquia Crepúsculo é uma história simples, com atores sem muito tempero e um universo sem muitas inovações. Mas para os produtores do Cinema Americano, Crepúsculo é dinheiro puro.

 
O maior marketing da saga consiste justamente nos elementos de identificação entre público e universo fictício. Se partirmos do princípio que a maioria das pessoas que curtem a saga são mulheres, e sem generalizações, mas nos reza a história que no universo feminino habitam várias questões como, insegurança, baixa alto estima, timidez, a busca da segurança no amor, a paixão perfeita, o querer viver uma transgressão, o segredo, o proíbido, o sonho do encontro com o príncipe encantado e outros elementos que pautam o romantísmo.
 
Se analisarmos os contos infantis de gerações, e clássicos como a história de Shakespeare, que é sucesso até nos dias atuais pela soma desses elementos, que é a famosa história de Romeu & Julieta, a saga Crepúsculo lista todos esses itens em sua narrativa.
 
Na minha opinião, o grande sucesso da saga está no direcionamento perfeito entre conteúdo e público alvo. Digo isso pelo simples fato que a mocinha da trama é uma jovem de 17 anos, que descreve muito bem os elementos citados acima, casando simplesmente, com o grande público fã da saga são as mulheres de 15 a 20 anos.
 
Focar no público, oferecer elementos de valorização e alto estima, tudo isso, temperado com sorrisos encantadores, prinípes encantados e carisma a flor da pele, é definir ponto a ponto o caminho do sucesso. Mesmo que os atores não sejam grandes mestres da arte da interpretação. O conteúdo de Crepúsculo faz sucesso nos quesitos relevância e pertinência.
 
E para finalizar com chave de ouro, Stephenie Meyer traz o elemento de projeção do espírito protetor materno. Quando projeta a filha do romance e que precisa ser morta por conta do segredo dos vampiros.
 
Conteúdo com foco direcionado no público alvo. Crepúsculo é, sem sobram de dúvidas, um exemplo de como isso é verdade na ficção e no mundo dos negócios. Hollywood, que nos conte!
 
Por Fábio Mesquita Torres, publicitário da Grão Novo. Publicado originalmente no Administradores.

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