Balanço aponta o pior setembro da década, com recuo generalizado de investimento nos meios; trimestre e acumulado no ano registraram crescimento
Entre os meses de janeiro e setembro de 2012, o mercado publicitário
cresceu 8,15%, registrando um faturamento acumulado de R$ 21,8 bilhões.
Apesar dos dados positivos, o ano registrou o pior setembro da década,
segundo levantamento do Projeto Inter-Meios. De acordo com o relatório
de investimento em mídia, os veículos receberam R$ 2,42 bilhões, valor
5,05% menor que o mesmo mês do ano passado, quando arrecadou R$ 2,55
bilhões.
De todos os meios, apenas cinema e rádio tiveram uma
performance mensal positiva, com 26,75% e 0,53%, respectivamente. As
maiores perdas no mês foram guias e listas (-18,98%) e internet
(-11,36%). Jornal, revista, televisão, TV por assinatura também
recuaram. Mídia exterior manteve-se estável, com variação de 0,08%
(confira tabelas abaixo). Além de 2012, apenas 2006 teve um setembro com
faturamento menor que o do período anterior nos últimos dez anos. No
balanço trimestral, o faturamento publicitário registrou um crescimento
de 3,26% em relação aos meses de julho, agosto e setembro do ano
passado.
O faturamento acumulado nos nove primeiros meses do
ano, no entanto, registra um cenário estável em relação ao comportamento
do mercado nos meses anteriores. Os meios com melhor performance foram
digital out-of-home¬ (25,82%), cinema (15,78%), TV por assinatura
(13,62%), mobiliário urbano (12,15%), televisão aberta (10,73%) e
internet (10,69%). Novamente, guias e listas e revistas enfrentaram
recuo no faturamento, com -15,20% e -3,90%, respectivamente.
Bolo publicitário
A participação dos meios segue inalterada, com o predomínio da TV
aberta, que tem 64,77% de share. Em seguida vêm jornal (11,41%), revista
— que, apesar das sucessivas perdas de faturamento, ainda mantém o
terceiro lugar, com 6,21% — e internet (5,07%). As menores participações
no mercado são as de cinema (0,32%) e guias e listas (0,94%).
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado
pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio &
Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os
investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia
brasileira, a partir de informações dos próprios veículos. Os números
completos podem ser acessados no site do Projeto Intermeios.
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