Os departamentos de tecnologia e de marketing, tradicionalmente
apartados dentro das companhias, precisarão convergir cada vez mais para
entregar as soluções necessárias no diálogo entre empresas e
consumidores. A conclusão faz parte de um estudo comparativo da IBM com
4.900 diretores de marketing e de tecnologia em 71 países, divulgado na
semana passada.
A pesquisa deixa claro que as transformações geradas pela tecnologia,
principalmente nos últimos cinco anos, assustam os executivos. Quando
perguntados sobre as mudanças esperadas, 79% dos diretores de marketing
disseram esperar grande complexidade e a metade afirmou não estar
preparada. Do lado dos profissionais de tecnologia, 82% afirmaram
vislumbrar alta complexidade e 52% disseram sentir-se despreparados.
O estudo aponta que a sensação de incompreensão sobre o futuro
deve-se à alta volatilidade do clima econômico e às rápidas
transformações em tecnologia, que afetam o relacionamento das
organizações com os consumidores. “Tanto os executivos de marketing
quanto de tecnologia estão sob considerável pressão para desenvolver, de
forma precisa, respostas estratégica, e executar e entregar ações de
valor”, aponta a pesquisa.
A principal necessidade em conjugar as funções das duas áreas é para
entregar valor para consumidores empoderados. “As preocupações desses
profissionais nunca estiveram tão próximas. A complexidade atual exige
intersecção cada vez maior entre os dois setores”, avalia Isabela
Martins, consultora da IBM Brasil para o segmento de CRM (Customer
Relationship Management). “Uma coisa era o marketing capturar dado
demográfico, estruturado, mas outra é preparar-se para muitas
informações geradas por um consumidor empoderado”, afirma.
Dados do estudo mostram que 82% dos profissionais de marketing
pretendem utilizar tecnologia para aumentar sua presença nas redes
sociais. Na outra ponta, 79% dos executivos de tecnologia declararam que
sua prioridade nos próximos cinco anos é usar tecnologia para gerar
insights. A partir do momento que ambos voltam os olhos para o manuseio
de dados, unir os dois departamentos torna-se uma oportunidade.
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