Marcelo Coutinho, professor
da Fundação Getúlio Vargas e Consultor de Estratégia Digital, costuma
exemplificar posts pagos com a seguinte analogia: se um amigo te convida
para jantar e você leva um vinho para ele, estará sendo gentil. Se você
levar R$ 100, estará sendo grosseiro. E é isso que as marcas
fazem quando pagam para alguém falar bem delas. Apesar da opinião do
profissional, donos de blogs famosos estão faturando alto com os jabás.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, eles podem ganhar até R$ 80 mil
para falar bem de uma marca.
Segundo a matéria, ganhar brindes das empresas, convites para participar de eventos
e receber entre R$ 500,00 e R$ 15 mil por uma opinião favorável de
algum produto estão entre as regalias de ser um blogueiro famoso.
Os mais rentáveis para quem quer anunciar,
de acordo com a reportagem, são os de humor, como o Kibeloco e o Não
Salvo. Maurício Cid, dono do NS, diz que seus leitores "acham justo" que
ele fature com o blog.
O post pago nem sempre aparece identificado como tal. Geralmente, é escrito em primeira pessoa e parece com uma "dica de amigo".
Para Alexandre Inagaki, O grande problema é a falta de regulamentação.
"Cada blogueiro identifica as propagandas como quer. Alguns com uma
'tag' minúscula no fim do post, outros com selos", diz o profissional
que também é publicitário.
Vale lembrar que o Conar investigou recentemente o caso Sephora, quando
três blogueiras publicaram textos idênticos elogiando produtos da loja
de maquiagens.
À época, o Adnews entrevistou Felipe Morais,
coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital da Faculdade Impacta
Tecnologia. Morais disse o seguinte sobre o caso: "deixem os blogs
ganharem dinheiro honestamente. Eles não estão roubando ninguém, não
estão fazendo nada que qualquer outro veículo não faça há tantos anos!"
Confira abaixo o infográfico produzido pela Folha para ilustrar como funcionam os anúncios em blogs:
Redação Adnews
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