Quarto maior mercado global de veículos e com potencial para se tornar o
terceiro nos próximos anos, o Brasil busca alcançar posição semelhante
em produção no setor.
Na lista global dos produtores de veículos, o país ocupa o sétimo lugar,
atrás de Coreia, Índia e Alemanha, além de EUA, China e Japão, que
lideram também em vendas.
A distância entre as duas colocações foi repetida à exaustão por
autoridades e representantes das montadoras na divulgação da nova
política industrial do setor, em outubro, como forma de justificar a
rigidez das medidas. A política vigorará até 2017 e tem como principal
exigência o uso de conteúdo nacional para alívio tributário.
"Temos que diminuir essa diferença", disse o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, no anúncio.
Não será uma batalha fácil, segundo projeções de duas consultorias do setor.
A despeito de um avanço esperado de até 40% para 2017, o Brasil deve
alcançar apenas a Coreia, único dos grandes produtores com projeção
praticamente estável. A IHS Automotive aponta uma produção de 4,45
milhões de unidades no Brasil em 2017, ante os 3,38 milhões estimados
para o fim de 2012.
O número é similar ao projetado para Coreia (4,44 milhões), mas ainda
abaixo de Alemanha (6 milhões) e Índia (6,5 milhões), os dois mais
próximos do Brasil.
A Roland Berger traça dois cenários. No otimista, a produção de veículos
leves chegaria a 5,2 milhões. No conservador, a 4 milhões. Para o sócio
da consultoria, Stephan Keese, o mais provável é um número no meio dos
dois --cerca de 4,6 milhões--, ante os 4,7 milhões estimados pela
consultoria para a Coreia no mesmo ano.
Para consultores, a trava para um avanço maior é o baixo nível de exportações.
"Em produção, o Brasil é mais ou menos uma ilha. Muito focado pela
demanda nacional e pouco pela exportação", afirma Keese. Segundo ele, o
país poderia triplicar as vendas ao exterior caso conseguisse diminuir
custos básicos de produção, logístico e tributário.
"Eu não vejo nada no novo regime que ajude as empresas a reduzir custos.
É uma pena porque o Brasil tem competência para se tornar rápido um
grande produtor global de carros populares."
Pouco mais de 10% da produção é hoje destinada hoje às exportações, que
caíram quase pela metade desde o pico registrado em 2005, com perdas de
mercado como Alemanha, África do Sul e Venezuela.
"Já fomos um grande exportador. Ao final do programa, o Brasil vai estar
apto a competir novamente com os grandes mercados", disse Cledorvino
Beilini, presidente da Anfavea (associação das montadoras) na divulgação
do novo regime.
Danilo Bandeira/Editoria de Arte/Folhapress | ||
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