Queda na publicidade e crise da economia europeia podem ser as razões do fechamento do título
O jornal Financial Times Deutschland (a versão alemã do Financial Times)
corre o risco de publicar, em breve, sua última edição. De acordo com
reportagem publicada na edição desta quarta-feira, 21, da Folha de
S.Paulo, o conselho de administração da Gruner+Jahr, companhia que edita
o jornal, decidirá no dia de hoje se o título será descontinuado.
O FTD nasceu há mais de dez anos, como resultado de uma associação
entre a editora Pearson, proprietária da marca Financial Times, e o
grupo de mídia alemão Bertelsmann. De acordo com a reportagem da Folha, o
jornal possuía tiragem de 102 mil exemplares, mas nunca chegou a dar
lucro em todo o seu tempo de operação. As razões para o encerramento do
jornal estariam no péssimo momento enfrentando pela economia europeia
associada à queda das receitas publicitárias dos jornais impressos, em
escala global.
De acordo com dados da Nielsen apresentados na
reportagem, os jornais alemães tiveram queda de 6% em seu faturamento
publicitário entre os meses de janeiro e outro de 2012.
Brasil
O mercado de mídia impressa brasileiro também viu títulos importantes encerrarem suas operações recentemente. O Jornal da Tarde,
um dos mais tradicionais veículos da imprensa paulistana, publicou sua
última edição no dia 31 de outubro. Logo depois, o jornal Diário do Povo, de Campinas e o esportivo Marca também anunciaram o fim de suas respectivas operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário