As montadoras chinesas tiveram seu semestre mais difícil desde o começo
da crise financeira global e a previsão é de que o resto do ano seja
ainda mais duro, à medida que as empresas do setor oscilam em uma
economia em desaceleração.
Grupos estatais de automóveis com fortes alianças no exterior, como a
líder do mercado interno chinês SAIC Motor, ainda conseguem apresentar
crescimento nos lucros, mas outras companhias fazem o caminho contrário,
dizem observadores da indústria.
"Esse é um ano difícil para as montadoras, pequenas ou grandes. 2011
também não foi um ano tão bom porque os incentivos do governo acabaram,
mas agora o quadro é pior, já que a economia não está indo tão bem,"
disse o analista da Guotai Junan Securities, Zhang Xin. "É como um
impacto duplo".
A economia chinesa cresceu em seu ritmo mais lento em mais de três anos
no segundo trimestre, ao passo que a demanda interna e no exterior
diminuíram.
A Associação de Fabricantes de Automóveis Chineses mantém sua previsão
para um crescimento de 5% a 8% nas vendas gerais de veículos neste ano,
resultado bem menor que o crescimento explosivo de 46% e 32% registrados
em 2009 e 2010, respectivamente.
A venda de veículos entre janeiro e julho cresceu apenas 3,6% após um desempenho fraco de 2,5% em 2011 no país.
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