Red Bull gera experiências musicais inovadoras multiplataforma
Marca conecta ambientes de interação em
narrativa que amplia potencial de engajamento de suas atitudes sem
confundir consumidores em diferentes incursões
Não é fácil citar as marcas que conseguem articular atitudes
diversas de forma coerente e genuína aos olhos dos consumidores. Para
alcançar essa tarefa, é preciso construir uma arquitetura de iniciativas
sólida e bem organizada, que tenha como objetivo, principalmente, a
cocriação e engajamento de consumidores. No caso da Red Bull, para atuar
dessa maneira complexa, a marca utiliza um fio condutor de
significados, e a partir dele, se insere em alguns ambientes: no esporte
(dos radicais, como parkour até os tradicionais,
como o patrocínio à Fórmula 1); na música e entretenimento. A mistura
de atitudes é concretizada por meio destes universos simbólicos
associados aos atributos e à identidade da marca.
Em vez de se confundir nessas diferentes incursões, ou gerar uma percepção difusa, a mensagem
é transmitida de forma integrada, baseada em inovação, criatividade e
ousadia – aspectos que estão relacionados ao energético. Assim, o
entendimento que se faz da marca está centrado nos conteúdos produzidos
por ela e menos na materialidade de sua oferta.
Música: do real para o virtual
Um exemplo de atitude da marca é a Red Bull Music Academy, plataforma
musical que tem como objetivo descobrir e capacitar novos talentos da
música em âmbito internacional.
Já são 15 edições da iniciativa, que já passou por Berlim, Toronto,
Londres, Madrid, Melbourne, Cidade do Cabo, dentre outras cidades. Este
ano, a Red Bull Music Academy ruma para Nova York. Após processo de
seleção, 60 produtores, vocalistas, instrumentistas e DJs de 35 países
se reunirão para um workshop com especialistas da área. Em paralelo,
este grupo promove diversas intervenções musicais na cidade, seja no
metrô ou em outros espaços urbanos – o que acaba ampliando o impacto da iniciativa.
Com o intuito de engajar públicos maiores que aqueles que estavam
presentes no show, a Red Bull levou para a internet a gravação completa
do concerto, por meio do Beat Suite Tweets – aplicativo que transforma
posts do Twitter em música. De acordo com os desenvolvedores do
aplicativo, foi realizado um mapeamento que estabelece uma coerência
entre as palavras digitadas e as melodias produzidas naquela noite em
Melbourne.
Essa ativação da Red Bull extrapola a experiência física e convida o
público a reinterpretar de forma individual momentos oferecidos pela
marca. Além disso, com o aplicativo, ocorre a transferência de uma
ocasião local para um contexto global, o que gera um ambiente de
interações abrangente e agregador.
*Por Letícia Born. Esta reportagem foi publicada originalmente no
portal Com:Atitude, da Edelman Significa, e agora no Mundo do Marketing
de acordo com parceria que os dois portais mantêm.
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