segunda-feira, 2 de julho de 2012

Orelhões poderão exibir publicidade


Anatel coloca em consulta pública um novo regulamento para os telefones públicos; entre as medidas estão utilização dos aparelhos como veiculação publicitária

Os telefones públicos (orelhões) poderão se tornar uma nova “mídia” para veiculação publicitária. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, em reunião realizada nessa quinta-feira, 28, que colocará em consulta pública um novo regulamento para a gestão dos telefones de uso público.

Entre as novas medidas de aperfeiçoamento dos orelhões está a criação de regras para a “veiculação de publicidade, o que pode representar nova fonte de receita”, além, da criação de uma comunicação visual atrativa ao uso dos telefones. Embora ainda vá receber as ideias dos membros da sociedade e ser novamente analisada e debatida pela Anatel e pelos envolvidos no setor, a proposta pode estabelecer aos telefones públicos um novo estilo de gestão e manutenção, como já é previsto, em Lei, com o mobiliário urbano da Cidade de São Paulo (a Lei Cidade Limpa prevê que as empresas interessadas em veicular suas marcas nos abrigos de ônibus e relógios de rua arquem com a manutenção e preservação desses mobiliários). Os sucessivos adiamentos das licitações para a escolha dessas empresas, no entanto, nunca permitiu que essa prática se tornasse realidade nas ruas de São Paulo.

No caso dos orelhões, a Anatel poderia adotar uma medida semelhante ou, até mesmo, determinar que as empresas direcionassem a receita obtida com a publicidade nos telefones para a manutenção e conservação dos mesmos. 

O projeto ficará em consulta pública por 45 dias. Além da adoção da publicidade, a Anatel também discutirá a possibilidade de cobranças alternativas pelo uso dos orelhões (além do tradicional cartão telefônico) e a vistoria e manutenção periódica dos aparelhos por concessionárias especializadas. 

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