O Projeto
Criança e Consumo, da área de Defesa do Instituto Alana, afirma nesta
segunda-feira ter identificado "estratégia de marketing abusiva" da
Fiat, que "utiliza-se da vulnerabilidade infantil para promover produtos
associando sua marca a diversão".
A equipe do Alana Defesa diz que entrou em contato com a montadora após
verificar o lançamento de linhas de brinquedos com o logotipo da
empresa, como jogos de tabuleiro e carrinhos. O produto em questão é o
Fiat uno elétrico (veja na foto).
Em entrevista ao Valor Econômico,
em 3 de junho, o diretor de publicidade e marketing de relacionamento
da Fiat e presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), João
Batista Ciaco, explicou que o objetivo é criar uma relação afetiva do
púbico infantil com a Fiat para influenciar as compras domésticas, por
meio do licenciamento em diversos produtos destinados a crianças. "Em
vez de focar no pai, decidimos focar no filho, que influencia o pai na
decisão de compra", explicou o executivo ao jornal.
Segundo o Alana, "ao fazer publicidade a um público que não tem
consciência crítica para entender o caráter persuasivo desse tipo de mensagem,
a Fiat busca fidelizar o consumidor desde o berço. A carta enviada pelo
Alana apresenta algumas consequências da publicidade dirigida às
crianças e do consumismo infantil e demonstra a disposição para prestar
contribuições acerca do tema da proteção da infância no âmbito das
relações de consumo".
O Instituto Alana aguarda um posicionamento da empresa.
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