Saiba qual o melhor carro para você e sua patroa
Publicado na edição nº 54 (jun/2012)
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A solteirice ficou para trás e isso pode
não ser ruim. Além da boa novidade de estar com a patroa, veio também
uma enxurrada de compromissos, como as contas do apê, o carnê do plano
de saúde, a fatura do cartão com as diárias daquela pousadinha bacana
do fim de semana passado... É tempo de não exagerar nas despesas. E aqui
estão as três melhores opções para você: Nissan March, VW Fox e Fiat
Palio – todos 1.0. Três produtos modernos, descolados e bons moços,
tanto no desempenho quanto nos custos. Mas não exatamente iguais. Na
ponta do lápis, ou melhor, da calculadora, o Nissan se mostra a Compra
Certa.
Diante do Fox e do Palio, o March é o mais
barato e o que pede menos pelas peças, revisão e carro na rua, quesito
que engloba IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e tanque cheio. Além
disso, o Nissan é o único a contar com três anos de garantia total e
air bag duplo de série. Venceu de lavada? Sim, mas tomou gols. Dos três,
o March é o que mais perde valor após 12 meses de uso (11,2% ante 9,9%
do Fox e de apenas 5,6% do Palio) e o que conta com a menor rede de
concessionárias. Apesar do recente esforço em turbinar a quantidade de
revendas, a Nissan possui 145 concessionárias, muito poucas diante das
570 lojas da Fiat e das 620 revendas Volkswagen.
Casamento
A versão de entrada do Nissan sai por R$
27.790. Por R$ 4.200 a mais, ou seja, R$ 31.990, você leva para sua
garagem o March com pacote Conforto, que inclui ar-condicionado e
direção elétrica. O Fox (de R$ 32.730) e o Palio (de R$ 31.290) trazem
apenas direção hidráulica de série. E mais: a diferença entre o que a
Nissan, a Volks e a Fiat cobram pelas peças dos compactos é enorme.
Enquanto a Nissan pede R$ 263,31 pelo para-choque dianteiro da March, a
mesma peça do Palio custa R$ 485,90. No Fox, chega a R$ 937,95!
Além de ser camarada do bolso, o March se
sobressai no espaço interno – há centímetros de sobra para a cabeça – e
na qualidade do motor 1.0, o mesmo usado pela Renault no Clio, Sandero e
Logan. Nissan e Renault mantêm uma aliança e por isso dividem diversos
componentes. Lançado no ano passado, o March tem um bom caminho até
passar por mudanças. Ou seja, a chance de você se separar dele
rapidamente é pequena. Afinal, a fase de solteirice acabou e você acabou
de se casar com o que há de melhor na pista.
Se o papo é refino mecânico, não tem pra
ninguém: o Fox vence, principalmente devido ao câmbio manual PQ200, de
engates precisos. Qualidade de construção e competência do motor também
jogam a favor do Volkswagen. Mas os bons atributos do Fox vão além. Dos
três, é o que tem o espaço interno mais generoso e o índice de
reparabilidade menor, ou seja, é o mais barato para ser consertado após
uma batida frontal a 20 km/h. Além disso, tem o seguro mais em conta. O
que pega são os valores cobrados pela Volkswagen pelas peças e revisões.
A cesta de peças do Fox chega a R$ 2.594,24, cara se comparada à do
Palio (R$ 1.453,39) e exorbitante diante da cesta do March, de apenas R$
988.
Após um ano de uso, o Palio perde apenas
5,6% de seu preço, aponta a Fipe. É pouco, muito pouco. Durante o mesmo
período, o Fox se desvaloriza em quase 10%, um pouco abaixo do March,
com mais de 11%. Fora isso, a Fiat não abusa nos valores cobrados pelas
revisões. A primeira, que só acontece aos 15 mil km ou seis meses, sai
por R$ 172. O que joga contra é o quanto as seguradoras pedem pela
apólice – quase 20% a mais que o exigido dos rivais. No índice de
reparabilidade do Cesvi, o Palio vai mal. Atinge 23 diante de 18 do
March e 12 do Fox. Esse número é um indicativo que você vai ter de abrir
a carteira caso precise levar seu Palio a um conserto. E a surpresa não
será nada agradável.
O filé
Embora tenha um dos índices de
desvalorização mais baixos do mercado, o Gol sofre com seguro e preço
altos. Mas o campeão de vendas é uma delícia de dirigir, especialmente a
versão com motor 1.6 de 104 cv.
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