Mais da metade das marcas de automóveis chinesas
desaparecerão nos próximos três a cinco anos. A previsão foi feita pelo
vice-presidente e secretário geral da Associação Chinesa de Fabricantes
de Automóveis, Dong Yang.
O mercado chinês deverá tornar-se ainda mais competitivo nos próximos
anos, devido às restrições às vendas de veículos nas maiores cidades do
país, impostas pelas cidades para tentar controlar os engarrafamentos, e
à expansão da produção das marcas internacionais.
Deficiências - No primeiro semestre deste ano, as vendas de
automóveis na China cresceram 7,1 por cento, comparadas às do mesmo
período em 2011. Ao mesmo tempo, as vendas das marcas autenticamente
chinesas caíram 0,2 por cento.
Com esses resultados a participação das marcas domésticas no mercado
chinês foi reduzida em 3 pontos percentuais, caindo para 41,4 por cento
do total.
De acordo com o executivo chinês, as marcas locais sofrem desvantagem
principalmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e imagem
corporativa. Isso, inevitavelmente, deve levar a uma queda ainda maior
na sua participação no mercado.
Jorge Meditsch
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