Agência completa dez anos prevendo faturar R$ 90 milhões graças a trabalho voltado a empresas de e-commerce
O endereço é o mesmo de duas das maiores agências do País, a
DM9DDB e a Loducca. Pouco mais adiante, na avenida Brigadeiro Luis
Antonio, no Jardim Paulista, em São Paulo, uma casa mais discreta que os
prédios ocupados pelas empresas do Grupo ABC abriga a R.E.F., sigla que
resume as iniciais dos primeiros nomes dos quatro sócios: Ricardo
Calfat, Renato Pereira, Eduardo de Souza Barros e Fernando Calfat. Aos
dez anos, a agência se consolida como uma especialista no atendimento a
varejistas online. “Quando inauguramos, o modelo 360° era a grande
inovação. Conseguimos continuar entregando isso, mas com muito mais foco
em publicidade de varejo”, afirma Ricardo Calfat. “Somos uma empresa de
negócios, buscamos resultados mais que premiações”, define.
O
principal cliente da casa é a Decolar.com, responsável por 38% do
faturamento. Este percentual já foi mais alto. Entre 2009 e junho de
2011, a Decolar foi, disparado, o cliente-âncora da R.E.F.,
representando 70% do faturamento. No ano passado, porém, o anunciante
abriu concorrência e migrou para a Taterka. A intenção era ter um
atendimento regional dentro de uma estrutura que permitisse agilidade às
demandas da empresa, numa parceria semelhante à que a Taterka mantém
com Natura e McDonald’s, clientes atendidos em toda a América Latina.
A
saída do principal cliente deixou a R.E.F. numa situação delicada.
Entretanto, em vez de enxugar a estrutura e demitir, os sócios decidiram
investir na prospecção de novas contas. Em um ano, conquistaram 13
clientes e conseguiram compensar grande parte das perdas causadas pela
saída da Decolar. Entraram para a carteira, entre outros, a rede de
drogarias Onofre e seu braço de e-commerce de eletrodomésticos Onofre
Eletro; o restaurante P.J. Clarke’s; os grupos de tecnologia TBA e
Globalweb Corp.; e a importadora CN Auto, responsável por trazer ao
Brasil as marcas Towner e Topic.
Num movimento tão improvável
quanto bem-vindo, os sócios da R.E.F. foram surpreendidos, ao final de
2011, com a decisão da Decolar.com em voltar à agência, revendo a
decisão tomada seis meses antes. Com isso, o faturamento em 2012 deve
chegar a R$ 90 milhões.
O principal impulsionador de compra de
mídia deste ano foi a campanha criada para a Decolar.com envolvendo um
time extenso de celebridades, lançada em setembro com o slogan “Eu
compro no Decolar”. Participam da campanha, ainda em cartaz, Bruno De
Luca, Daniela Mercury, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Gustavo
Kuerten, Kayky Brito, Marcelo Serrado, Nathalia Dill, Preta Gil e
Ricardo Tozzi. “Transformamos o mercado de turismo. Pegamos uma conta
que era quase nada representativa e conseguimos transformá-la em varejo.
Todo mundo passou a seguir o que Decolar faz”, avalia Ricardo Calfat.
Segundo ele, a rede Onofre ganhará papel mais estratégico dentro da
agência em 2013, quando colocará em prática seu plano de expansão de
lojas físicas.
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