Estratégia desenvolvida em quatro meses muda o nome e identidade visual da concessionária
A principal porta de entrada do Brasil está de cara nova. O aeroporto
de Guarulhos passou recentemente por um processo de reestruturação de
imagem. Agora chamado de GRU Airport – Aeroporto Internacional de São
Paulo, o local apresenta mudanças em sua identidade, linguagem e marca.
Administrado
desde fevereiro pelo consórcio Invepar – formado por fundos de pensão
brasileiros em sociedade com a sul-africana ACSA –, o aeroporto entrou
no competitivo mercado dos privados, em que as empresas precisam se
distinguir. Luciano Deos, CEO da GADLippincott, a agência responsável
pela consultoria e implementação de branding do projeto, afirma que o
trabalho é semelhante ao que aconteceu há 15 anos no Brasil, quando as
telefonias deixaram de ser estatais. “É um novo ambiente que se abre, no
qual reside uma falta de parâmetro, mas temos oportunidade de fazer
coisas diferentes”, comenta.
A renovação também é resultado de
pesquisas que apontaram a importância de possuir uma nomenclatura
internacional. A sigla GRU, dada pela International Air Transport
Association (IATA), já era o primeiro contato que os turistas tinham com
o aeroporto. “Resolvemos assumir o nome e deixar seu complemento em
inglês”, declara Deos.
Segundo ele, o novo posicionamento da
marca ressalta elementos como dinamismo, movimento, evolução,
grandiosidade e diversidade. “Nós fomos buscar a essência do aeroporto
correlacionando com a de São Paulo, dinâmicos por natureza e contexto”,
comenta Deos. A identidade adotada utiliza a cor preta e o movimento das
linhas dos logos para reproduzir o conceito. “Foi um desafio
implementar mudanças que vão desde os sapatos dos funcionários até o
atendimento, em quatro meses. Estamos muito empolgados com o trabalho”,
diz.
A campanha para divulgar as mudanças, será realizada pela
Havas Worldwide e utilizará o mote “Chamada para o Embarque. Rumo ao
Futuro”. De acordo com José Melchert, diretor geral da agência e
responsável pelo projeto, a partir de fevereiro de 2013 quando a
concessionária assumir totalmente a administração do aeroporto, que hoje
é compartilhada com a Infraero, uma nova campanha será veiculada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário