Ter um muscle car no Brasil é para poucos. No caso do Chevrolet Camaro,
apenas 2.910 motoristas afortunados rodam por aí com o modelo que virou
hit de uma dupla sertaneja recentemente. Isso porque o veículo é o único
do nicho trazido por uma montadora oficial. Dodge e Ford não têm planos
para trazer Challenger e Mustang, respectivamente, modelos que fariam
frente ao icônico veículo da GM, que teve nova geração como conceito em
2006, e estreou mundo afora a partir de 2008.
Por aqui, os motoristas que estão, como diz a música da dupla Munhoz e
Mariano, "tirando onda de Camaro amarelo" tiveram que esperar por, no
mínimo, 60 dias. "Tivemos uma aceitação muito grande com esse produto e
existe uma lista de espera, principalmente para cores especiais", diz
Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet. De acordo com o
executivo, o público-alvo do modelo, além de ótima condição econômica,
veem o bólido como um objeto de desejo. "Muitos deles cresceram sonhando
em dirigir um desses. Ou moraram fora do País e já dirigiram. São
pessoas que usam o carro para viagens ou para passear no final de
semana", diz ele, completando que, apesar de o Camaro não ter um muscle
car como concorrente, o veículo disputa espaço com a compra de barcos ou
viagens. "Ele está posicionado em uma lista de desejos, dentro de uma
lista de sonhos", afirma.
A Chevrolet comercializa o Camaro no Brasil em única versão SS, com
motor V8 de 408 cavalos de potência, por R$ 203 mil. E, por enquanto, de
acordo com a marca, não existe a possibilidade da vinda de uma outra
versão. "Quando foi discutido a vinda do Camaro, chegamos a conclusão
que o consumidor brasileiro queria um carro com tudo, por isso fizemos o
trabalho na versão de maior performance", explica Colossi.
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores, a Fenabrave, 536 unidades do Camaro foram emplacadas de
janeiro a agosto deste ano. Aparecem ainda na lista 16 unidades do Ford
Mustang e 11 do Dodge Challenger. "Todas as unidades devem ter sido
trazidas por importadoras", justifica a Ford.
O bom número de vendas do Camaro superou as expectativas da marca. Mas o
executivo da fabricante discorda quando é questionado se o hit que
colocou o Camaro amarelo nas paradas refletiu em vendas, de alguma
forma. "A música é um sucesso por causa do carro. Acredito que não tenha
influienciado nas vendas, já que os números eram satisfatórios antes de
tudo acontecer".
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