Investimento publicitário no Brasil atingiu R$ 16,67 bi nos sete primeiros meses; Internet lidera alta
O investimento publicitário nos meios de comunicação no País cresceu
10,17% de janeiro a julho de 2012, em relação ao mesmo período do ano
passado, informa o Projeto Inter-Meios. O total
acumulado nos sete primeiros meses é de R$ 16,67 bilhões, contra R$
15,13 bilhões de 2011 . Em julho, o faturamento mensal foi de R$ 2,39
bilhões, 5,42% maior que o do mesmo mês no ano passado.
Os
maiores crescimentos – como vem se repetindo nos períodos mais recentes –
são o de internet, que ampliou o faturamento em 15,46%; o de TV por
assinatura, que aumentou 15,41% e o cinema, com 14,2% de aumento. O meio
que mais perdeu receita publicitária foi guias e listas, com redução de
14,10%. Outro meio com performance negativa é revista, cujo faturamento
recuou 3,03% nos sete primeiros meses.
Em termos de share
publicitário, a TV aberta não apenas continua na liderança como aumentou
levemente sua participação, chegando a 64,88% do bolo publicitário. O
recorde anterior havia sido registrado em junho, quando atingiu 64,81%.
Na sequência vêm jornais (11,56%), revistas (6,05%) e internet (5,14%).
Os que têm menos participação são guias e listas (0,92%) e cinema
(0,33%) (veja detalhes abaixo).
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem,
que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os
investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia
brasileira, a partir de informações dos próprios veículos.
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Faturamento bruto, por meio - Real (R$) - Janeiro a Julho, 2012
Crédito: Projeto Inter-Meios / Meio & Mensagem
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