Hatch feito em SP será rival de Volkswagen Gol e Fiat Palio.
A Hyundai abre nesta quarta-feira (10) as vendas do HB20,
o primeiro modelo totalmente fabricado no Brasil pela montadora
sul-coreana. O carro foi lançado no mês passado com a missão de brigar
contra Volkswagen Gol, o mais vendido no país, e Fiat Palio,
entre outros modelos do concorrido segmento hatch. No ano que vem, ele
terá a companhia de um sedã e de uma versão "aventureira", a serem
lançados em janeiro e março, respectivamente.
Produzido na recém-inaugurada fábrica de Piracicaba (SP), o HB20 será vendido com motor 1.0 e 1.6, a partir de R$ 31.995 (veja preços e versões).
Além do desafio de emplacar um modelo novo no mercado brasileiro, em
uma faixa de preço inferior a de seus demais veículos e,
consequentemente, muito mais disputada, a Hyundai terá colocada à prova
sua estratégia de distribuição. A marca optou por vender a "família
HB20" em lojas separadas das que comercializam os veículos importados e
os feitos no sistema CKD (Complete Knocked-Down, quando as peças chegam
prontas apenas para montagem) como o SUV Tucson, o hatch i30 e o Veloster, já conhecidos pelo consumidor brasileiro.
Uma loja azul, outra cinza
A "cara" das lojas, no
entanto, será praticamente a mesma. As que venderão os produtos
nacionais serão chamadas de HMB (de Hyundai Motor Brasil) e terão a cor
azul escura na fachada, com uma pequena faixa em verde e amarelo. As
concessionárias que continuarão vendendo os importados, todas do grupo
Caoa, que possui contrato de exclusividade com esses veículos, ficam com
a cor cinza.
Hyundai mostra as diferenças entre as lojas da marca (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
A rede ainda é pequena: no site da montadora, até a última terça (9),
havia 120 lojas listadas para a venda dos carros nacionais. Entre elas
há 10 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e
Porto Alegre, e 1 em Vitória e Florianópolis.
Há pontos em todas as regiões do país, mas o número de concessionárias
ainda é bem inferior ao da rede dos importados, que tem cerca de 220
lojas divulgadas na página correspondente. Há ali, no entanto, endereços
que também aparecem na lista da HMB, indicando que algumas lojas
deixarão de vender os importados da Hyundai para comercializar os
nacionais.
No lançamento do HB20, em setembro passado, a marca falou em 156 pontos
iniciais para o HB20, sendo 73 no Sudeste, 34 no Sul, 23 no Nordeste,
16 no Centro-Oeste e 10 no Norte. Para a montadora, 70% do potencial de
vendas está no Sul e no Sudeste.
O objetivo da Hyundai é chegar a março do ano que vem com 200 pontos de
vendas dos carros nacionais. Segundo ela, todos já foram identificados.
Lista de concessionárias
As páginas dos carros
nacionais e dos importados na internet também são diferentes. O endereço
www.hyundai-motor.com.br continua mostrando os veículos trazidos da
Coreia do Sul e os montados em Anápolis (GO) pela Caoa. Para o HB20, o
site é o www.hyundai.com/br, onde está a lista das concessionárias (veja aqui no site da marca).
Um número de telefone será colocado à disposição dos clientes, que
poderão, de acordo com a Hyundai, optar por um atendimento "técnico ou
normal".
A maior parte dos pontos de venda exclusiva do HB20, no entanto,
pertence à Caoa. Mas a Hyundai diz que a operação seguirá os padrões
sul-coreanos. Os carros da marca vendidos até então no Brasil enfrentam,
como outros importados, críticas pela demora na chegada de peças de
reposição. A filial brasileira promete amenizar esse problema nos carros
nacionais. "99% das peças da lataria do HB20 são nacionais", diz a
montadora.
Promessa de pós-venda melhor
O tratamento "vip" é
prometido desde a entrega do carro: "Será um momento especial", afirmou o
gerente de pós-venda Fernando do Espírito Santo, na ocasião do
lançamento do HB20.
Segundo ele, vendedores e prestadores de serviços da HMB foram
treinados em um centro em São Paulo. A missão é ter "precisão e
rapidez".
No evento, Espírito Santo citou que o hatch terá garantia de 5 anos,
sem limite de quilometragem (para vendas de frota, o tempo é o mesmo,
mas o limite é de 100.000 km). Ou seja, o cliente terá de usar somente
os serviços da Hyundai durante esses anos.
A montadora diz que a mão de obra será gratuita nas revisões dos 10.000
km e 20.000 km. A tabela de preços de peças de reposição valerá para
todo o Brasil e a hora de mão de obra, quando passar a ser cobrada,
custará R$ 150. Os valores das revisões, no entanto, não foram
divulgados. "Não queremos ser a melhor no preço, mas a mais confiável",
resumiu o gerente.
Ele informou que a montadora venderá o Seguro Auto Hyundai, com
cobertura a preços fixos, independentemente do perfil do motorista.
Nele, o HB20 1.0 terá apólice no valor de R$ 1.300, enquanto o 1.6, de
R$ 1.600.
O HB20 será uma das atrações da Hyundai no Salão de São Paulo, que começa no fim do mês.
Veja abaixo a galeria de fotos do HB20
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