Especialistas afirmam que é essencial um programador de software e um profissional especializado em marketing
São Paulo – Formar uma equipe pode parecer uma das tarefas mais fáceis
ao iniciar um negócio, mas é essencial avaliar quais profissionais são
decisivos para se tornarem sócios da empresa. “A regra básica é: sempre
procure alguém que complemente você”, explica Cassio Spina, investidor e
presidente da associação Anjos do Brasil.
É comum que as pequenas empresas atraiam talentos oferecendo
participação no negócio, mas, antes de distribuir ações, é importante
saber quais profissionais será indispensáveis para a empresa.
Habilidades comportamentais são essenciais para que a equipe trabalhe em
harmonia.
Por isso, para Luisa Ribeiro, CEO da aceleradora Papaya
Ventures, independente da formação, os profissionais precisam ser
flexíveis. “Muitas vezes o time tem necessidade de mudar o modelo de
negócios completamente e é preciso praticar o desapego com a própria
empresa”, explica.
Além disso, uma equipe muito introvertida pode ser um problema em situações como encontros com potenciais investidores-anjos ou
durante entrevistas com usuários. “Pelo menos uma pessoa da equipe tem
que ser expansiva”, completa Luisa. Com a ajuda de especialistas,
EXAME.com elaborou uma lista de profissionais que, cedo ou tarde, o seu
negócio vai demandar.
1. Finanças
No caso de startups,
Luisa afirma que é importante que na equipe tenha, pelo menos, um
profissional com boa noção de finanças. “Apesar de serem startups, elas
também são empresas”, diz. Para Andre Diamand, investidor da VentureOne,
na fase inicial é possível sobreviver sem um profissional especializado
em finanças ou administração de empresas. Mas, em algum momento será
necessária a contratação de um auxílio financeiro e jurídico para
garantir que a empresa tenha os documentos em dia e não fique no
vermelho.
2. Programação
O conhecimento técnico de programadores ou desenvolvedores de softwares
é um pré-requisito para quem almeja montar uma startup. Diamand conta
que para a construção e desenvolvimento do produto, nesse caso, não
seria viável terceirizar o serviço. Para Luisa, é essencial o
engajamento da equipe com esse profissional, principalmente do designer,
pois garantirá que a experiência do usuário com o produto seja a melhor
possível.
3. Marketing
Na fase inicial de uma startup, desenvolver o produto é uma das principais preocupações dos empreendedores.
“Mas você precisa entregar o produto e encantar o usuário”, afirma
Diamand. E, para isso, o conhecimento de um profissional de marketing
ajuda no momento de vender tanto para futuros parceiros quanto para
colaboradores. Dependendo do tipo de negócio, Spina ressalta que
profissionais de logística são indispensáveis, o que acontece em lojas
virtuais.
4. Designer
Luisa afirma que hoje é importante ter na equipe um designer. “A
experiência precisa ser legal para quem está usando”, explica. A
estética de um aplicativo de um celular, por exemplo, é o trabalho em
conjunto do desenvolvedor e do designer. Diamand explica que, nesse
caso, o designer precisa ser especializado em experiência do usuário.
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