Nova estratégia quer mobilizar população pelo ensino
Depois de promover grandes campanhas
como “Crack, nem pensar”, fazendo um alerta aos riscos da droga, e “O
amor é a melhor herança”, que incentivava a denúncia de maus tratos à
infância usando monstrinhos como personagens, agora a RBS elege a
educação como tema de sua nova campanha social.
O grupo lançou na semana passada a
campanha institucional “A educação precisa de respostas”. Além da ação
publicitária, criada pela DM9Sul, o trabalho também envolve as áreas
editorial e institucional da companhia a fim de incentivar uma grande
mobilização. A bandeira engloba toda a plataforma multimídia do grupo,
envolvendo seus mais de seis mil colaboradores.
Promovida em conjunto com a Fundação
Maurício Sirotsky Sobrinho, a campanha tem o objetivo de conscientizar a
sociedade, fiscalizar e cobrar o poder público em prol da educação,
além de estimular e valorizar ações concretas de transformação nessa
área. E parte de seis perguntas: por que, mesmo sendo a 6ª economia do
mundo, o Brasil ainda está no 88º lugar no ranking mundial da educação?;
por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série
correspondente à sua idade?; por que é importante os pais participarem
da vida escolar dos seus filhos?; por que apenas 2% dos estudantes
querem seguir a carreira de professor?; por que 89% dos estudantes
chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática; e
por que a maioria dos alunos matriculados no último ano do Ensino
Fundamental não aprende o mínimo considerado adequado?
“A grande vocação da RBS é promover o
engajamento em temas relevantes para sociedade nos estados do Rio
Grande do Sul e de Santa Catarina. Neste sentido, a gente espera
mobilizar a comunidade em torno da causa e promover um benefício para
todos, pois não existe nada mais importante que a educação”, comenta
Eduardo Melzer, presidente do Grupo RBS. Para o executivo, o tema
transcende gerações e visivelmente é uma das maiores deficiências que
nós temos no país. “Educação de qualidade é uma lacuna importante e
estamos engajados nesse sentido, pois se trata de uma condição
indispensável para o desenvolvimento e crescimento do Brasil”,
complementa.
A ação foi lançada com um "Painel
RBS" especial sobre a qualidade da educação. O programa de televisão
transmitido ao vivo, realizado em Porto Alegre, contou com a presença do
ministro da Educação, Aloizio Mercadante e dos secretários da Educação
dos governos de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, e do Rio Grande do
Sul, José Clóvis Azevedo. O conteúdo está disponibilizado no site
especial do tema, o “Precisamos de respostas”, onde a comunidade pode
participar enviando suas perguntas sobre educação. Marcio Callage,
presidente da DM9Sul, diz que a ideia do site é criar um canal de
diálogo com a sociedade, estimulando a disseminação de bons exemplos e
um fórum qualificado de discussão.
Já o filme criado pela agência
provoca a população a refletir sobre a qualidade da educação. Anúncios
impressos, spots de rádio e peças para internet também seguem a mesma
ideia, baseada na logomarca do projeto, que tem como símbolo o dedo
indicador levantado, gesto habitual de quem quer fazer uma pergunta. Na
produção, em um tom sério e de urgência, personagens representando
diferentes setores da sociedade como pais, alunos, professores e
empresários lançam perguntas utilizando o gesto.
Para chegar ao conceito da campanha,
a agência mergulhou fundo no tema, reunindo-se com especialistas na
área, editores do Grupo RBS e equipe da Fundação Maurício Sirotsky
Sobrinho. Segundo Callage, a DM9Sul percebeu que a educação no Brasil
está cercada de questionamentos. “E não existe apenas um problema, mas
vários. A campanha quer estimular a sociedade a questionar e fazer as
perguntas para gerar um debate em busca das respostas necessárias.”,
diz. A criação é de João Pedro Vargas e Márcio Fritzen, com direção de
Rafael Bohrer e Marco Bezerra. A produção é da Zeppelin Filmes, com
direção de cena de Rogério Souza e trilha da A9.
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