Absolut Unique, nova edição limitada da marca de vodca, terá 4 milhões de garrafas - todas diferentes entre si
Nas próximas semanas, a vodca Absolut começará a distribuir para pontos
de venda no mundo todo aproximadamente 4 milhões de garrafas de seu
produto. E cada uma delas será diferente da outra.
Chamado de
Absolut Unique, o projeto demandou uma completa re-engenharia no
processo de produção da companhia, na Suécia. Descrito como
"cuidadosamente programado para ser aleatório", o processo envolveu a
criação de pistolas diferenciadas para aplicação de cores e máquinas
geradoras de cores programadas com um complexo sistema de algoritmos
para padrões, revestimentos e nivelamentos - tudo para garantir que não
existam duas garrafas idênticas.
"Absolut Unique tem um pouco
de cientista maluco e um pouco de arte de rua", afirmou Jonas Tahlin,
vice-presidente global de marketing da Absolut Co., que pertence à
Pernod Ricard. "Quando as primeiras garrafas apareceram prontas na
esteira de produção, nós vibramos. Naquele momento, a linha de produção
mais parecia o estúdio de um artista do que uma fábrica de garrafas." O
executivo acrescentou que "vários criadores com reputação internacional
já interpretaram nossas garrafas em seus trabalhos, mas desta vez a
Absolut é o artista."
As garrafas serão numeradas individualmente e distribuídas em oitenta
países, como Estados Unidos, China, França e Alemanha. De acordo com a
assessoria de imprensa da marca, a partir de meados de outubro, o
mercado brasileiro receberá 60 mil unidades da edição limitada, a serem
comercializadas com o preço sugerido de R$ 95,00.
As
estratégias de marketing contemplam campanhas impressas e digitais, além
de promoções em lojas e bares. As agências envolvidas são todas
baseadas na Suécia: Family Business of Stockholm, Great Works (digital) e
Jung Relations (PR).
Há tempos a Absolut faz da sua garrafa
icônica uma peça central de comercialização. Edições limitadas
anteriores incluem a Absolut Glimmer, moldada como se fosse feita com
cristais, e a série inspirada em lugares, como Londres, Miami e Brooklyn
(esta última concebida por Spike Lee).
Mas a marca parece
estar dando um passo além com o seu novo esforço, não somente para a
categoria do licor, mas a para indústria de embalagens de bens de
consumo como um todo. "Qualquer um pode fazer um ou dois produtos
exclusivos", disse Tahlin. "Nós estamos fazendo cerca de 4 milhões."
Veja abaixo a galeria com algumas das edições limitadas de Absolut.
Do Advertising Age
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