Ford usa instituto que não contabiliza carros derivados do sedã japonês.
Qual é o carro mais vendido do mundo no primeiro semestre de 2012? Quem
procurar pela resposta encontrará duas versões. A Ford divulga que o Focus ultrapassou o Toyota Corolla,
com 489.616 unidades emplacadas contra 462.187do modelo japonês. A
montadora asiática, porém, afirmou à Bloomberg que comercializou 603.840
Corollas entre janeiro e julho deste ano.
A diferença está na metodologia adotada pelas duas empresas. A Ford se
baseia nos números da consultoria americana IHS, que tem o setor
automotivo como uma de suas especialidades. O instituto considerou
apenas as vendas feitas sob os nomes Focus, que possui versões hatch,
sedã e perua, e Corolla.
Ford usou Focus como símbolo do carro de número 350 milhões (Foto: Divulgação)
Assim, deixou fora da conta o Toyota Auris, nome do hatch derivado do
Corolla vendido na Europa, e a perua Matrix (nome adotado nos Estados
Unidos) ou Verso (na Europa e no Japão), também "irmã" do sedã japonês. A
Ford C-Max, minivan "parente" do Focus também não foi considerada pelo
IHS por ter um nome diferente, disse o analista Chris Hopson à
Bloomberg.
Para reclamar que ainda mantém a coroa, a Toyota contabiliza todos os
carros baseados no Corolla. A montadora disse ao site americano que
foram vendidos cerca de 48 mil Auris e 58 mil minivans Verso no primeiro
semestre. A japonesa diz que também considerou as vendas do Ford C-Max
para confirmar que seu modelo ainda é o mais vendido no mundo.
Toyota Corolla 2012 (Foto: Divulgação)
Simbolicamente, a Ford escolheu um Focus para comemorar na última
semana o marco histórico de 350 milhões de veículos produzidos ao longo
dos seus 109 anos de história, na semana passada. "O Focus está atraindo
novos consumidores para a marca Ford, principalmente na Ásia", diz Jim
Farley, vice-presidente global de Vendas e Marketing da montadora.
Apesar de suas volumosas vendas globais, nem Focus nem Corolla são o
carro mais vendido em nenhum dos 10 países que lideraram o ranking
mundial de emplacamentos no primeiro semestre, segundo a consultoria
Jato Dynamics do Brasil. O representante da Toyota é o Camry, modelo mais vendido nos Estados Unidos (considerando apenas automóveis), enquanto a Ford chega ao topo na Grã-Bretanha, com o Fiesta. Veja aqui os carros mais vendidos em dez países no 1º semestre.
Para ler mais notícias do AutoEsporte, clique em g1.globo.com/carros. Siga também o AutoEsporte no Facebook, no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário