A Volkswagen aposta que um toque de requinte no Golf manterá o modelo
-- compacto atual na Europa e restante do mundo, um médio carente de
atualizações no Brasil (saiba mais aqui)
-- como sucesso de vendas e ajudará a fabricante alemã a superar Toyota
e General Motors na briga pela liderança mundial na vendas de carros.
No entanto, veículos deste porte sofrem o impacto da concorrência tanto
de carros mais baratos quanto de modelos de luxo, já que as marcas
estão penando em muitos países com a economia -- vide a queda na Europa
ou a desaceleração na China.
A Volkswagen tem reportado vendas recordes e lucros maiores, enquanto
concorrentes vêm apresentando dificuldades. No entanto, a sétima geração
do Golf, cuja apresentação será feita nesta terça-feira (4) em Berlim,
Alemanha, talvez não seja suficiente para manter a maior fabricante da
Europa em posição tão vantajosa, segundo analistas.
"As metas de crescimento da Volkswagen são absolutamente dependentes do
sucesso do novo Golf, mas o novo modelo competirá em um mercado
difícil", afirmou Stefan Bratzel, diretor do Centro de Gestão
Automotiva, criado perto da cidade alemã de Colônia.
Golf: as gerações anteriores
META AMBICIOSA, CARRO AMBICIOSO
A Volkswagen está a caminho de superar a GM neste ano no ranking de
maiores fabricantes do mundo. O plano da marca alemã é vender 10 milhões
de veículos por ano até 2018 e passar à frente também da Toyota --
apenas para lembrar, o recorde de vendas do último ano foi de 8,36
milhões de carros.
O novo Golf terá uma série de atrativos para tentar deixar os
consumidores longe dos modelos mais atrativos (e baratos) de Hyundai
(com seu i30), Ford (Focus), Peugeot (308) , Citroën (C4) e Opel
(divisão alemã da GM que tem o Astra como trunfo), além de marcas de
ponta como Audi (com o novo A3, primeiro modelo a ser feito sobre a
plataforma MQB, base do novo Golf), BMW (com o Série 1) e Mercedes-Benz
(com o renovado, e agora hatch, Classe A).
O novo Golf terá um design mais elegante e 100 quilos a menos em
relação ao modelo anterior (ou seja, deve pesar em torno de 1.150
quilos), por conta da maior presença de aço ultrarresistente, que o
torna menos poluente e mais barato -- enquanto a atual geração do Golf
europeu parte de cerca de R$ 50 mil (na conversão do euro), o novo deve
ter preço inicial na casa de R$ 48.500. Vale dizer que o Golf vendido no
Brasil, perdido entre a quarta e a quinta gerações, começa em R$
53.500.
A versão inicial a gasolina, com motor 1.4 de 140 cavalos, emitirá uma
média de 112 gramas de gás carbônico por quilômetro, o que atende às
normas da União Europeia. Ainda assim, terá de série conteúdo só
existente em versões mais caras e pacotes esportivos do modelo anterior:
bloqueio de diferencial e chassis com controle dinâmico, direção
progressiva, sistema de frenagem de emergência, câmeras e sensores de
ponto cego e de troca de faixa e até controle de cruzeiro adaptativo são
algumas das novidades prometidas.
35 anos do Golf GTI
Foto 1 de 19 - A primeira geração do Golf GTI
foi apresentada em 1975, durante o Salão de Frankfurt. Chegou em 1976,
movida por um motor 1.6 capaz de render 110 cavalos. O desempenho,
aliado ao baixo peso do compacto, permitiu ao hatch chegar aos 100 km/h
em cerca de nove segundos, com velocidade máxima de 177 km/h Mais Divulgação
O modelo novo terá comprimento (59 mm a mais) e largura (13 mm)
levemente maiores que o anterior, deixando o interior do carro (56 mm
maior) em melhor condição para concorrer com o de utilitários e
mini-vans: o novo Golf deve ter 4,25 m de comprimento, 1,80 m de largura
e 1,45 m de altura. (Com Redação de UOL Carros)
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