terça-feira, 4 de setembro de 2012

Africa cria 16 anúncios que se transformam em 1



No próximo dia 7 de setembro, São Paulo volta a ser o grande polo da arte do País com a abertura da 30ª Bienal de São Paulo - A iminência das poéticas. Com curadoria de Luis Pérez-Oramas, a mostra que irá ocupar o Pavilhão no Parque Ibirapuera até o dia 9 de dezembro pretende se firmar como uma plataforma para o encontro entre o público e diversidade das poéticas e em um evento capaz de produzir constelações de sentidos entre os cerca de 3 mil obras de 111 diferentes artistas.

 
Para traduzir este conceito a Africa criou uma campanha que destaca o caráter único e imprevisível das Bienais de São Paulo, além de provocar, assim como a mostra, a integração.  A equipe de criação liderada por Sergio Gordilho criou uma série de anúncios que isoladamente destacam temas corriqueiros e triviais. Algumas das peças, por exemplo, dizem “Chuva complica saída para o feriado” , “Restaurante descolado lota nas primeiras noites”,  “Ex-jogadores são candidatos”, “Ex-BBB vai posar para revista”. Todas as afirmações são amarradas com a mesma constatação: “A maioria dos eventos é previsível. Venha a um que não é”, que é o conceito central da campanha.
 
O diferencial dessas peças está na sua união. Com direção de arte inovadora, a reunião de 16 anúncios cria uma nova peça, que surpreende ao formar um grande olho, um estímulo à observação e contemplação de tudo que a Bienal traz de novo para o espectador. Os anúncios têm forte ligação com o design e foram produzidos a partir dos principais elementos que constituem a identidade visual da própria exposição, como uso do preto e branco e fontes monoespacejadas. "Todos os elementos produzidos pelo workshop nacional que produziu a identidade visual da 30ª Bienal estão muito bem representados na campanha. Seus 16 anúncios dialogam diretamente com o conjunto de 30 cartazes produzidos para o evento", lembra André Stolarski, Coordenador Geral de Comunicação da Bienal. "O diferencial dessa campanha é que imprimimos dois universos: os anúncios funcionam isoladamente, mas também se completam e se integram quando estão reunidos. Foi uma aproximação aos conceitos que norteiam a Bienal deste ano que, entre outros aspectos, questiona a imprevisibilidade da arte”, explica Guy Costa, diretor de criação da Africa.
 
Um painel com todos os anúncios reunidos também estará na Bienal e poderá ser visto com o mosaico completo. Em parceria com a revista Contigo, as oito primeiras peças serão veiculadas no dia 6 de setembro e os demais anúncios na semana seguinte, formando assim a peça completa. A direção geral de criação é de Sergio Gordilho, a direção de arte Guy Costa e Crystian Cruz e o redator é Eugenio Mohallem.

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