Ontem foi o último dia do novo
Festival do Clube de Criação de São Paulo. E para fechar o evento com
chave de ouro, na última palestra, Nizan Guanaes, um dos mais notórios
publicitários da propaganda brasileira, anunciou a criação de uma nova
agência.
Nasce então a Africa Zero, que segundo o próprio Nizan vai trabalhar no
sistema “zero pesquisa, zero concorrência, zero burocracia e zero
lero-lero”. A ideia é criar trabalhos mais ousados e menos pragmáticos
do que os atuais, que costumam se basear em muitas regras e pesquisas
frias de mercado.
O publicitário afirmou ainda que já possuí clientes para a nova
agência, porém, sem revelar quais são eles. Ele também explicou o motivo
do anúncio repentino. "Lanço aqui porque vocês, em sua maioria,
representam o futuro da nossa profissão. E se não enfrentarmos estes
problemas a criatividade, que é nosso maior ativo, estará comprometida.”
Segundo ele, essa é uma iniciativa do redator Nizan Guanaes que quer
que o Brasil volte a 'jogar futebol bonito'. “A Africa Zero será um
lugar ótimo para as pessoas começarem carreira. Mas não quero posicionar
a agência como a certa do mercado; acho, contudo, que será uma
importante opção", afirma.
Para finalizar, Nizan ainda foi enfático ao criticar a falta de ousadia
e o nível atual da publicidade mundial. "Está tudo muito chato, ninguém
aguenta mais manifestos e chavões. O Martin Sorrell e o Maurice Levy
não iriam morrer se tivessem algumas agências assim, que dizem não.
Precisamos mostrar aos clientes que é preciso voltar a acreditar na
intuição.”
Nizan já definiu as suas equipes de trabalho na nova agência, mas
preferiu não revelar, pelo menos por ora. "Não tenho um, tenho dez. Em
breve soltarei isso para o mercado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário