Campanhas podem ser avaliadas previamente ou em tempo real, além de ser comparadas com a comunicação de concorrentes
O instituto de pesquisa Ipsos está apresentando ao mercado duas novas
metodologias que permitem a avaliação da eficácia de campanhas
dirigidas a diversas plataformas de comunicação. Uma delas, chamada Next
Connect, está focada em avaliações prévias, e a outra, Ad Connect, em
testes após o início da veiculação da campanha.
“Até aqui, as
metodologias não estavam preparadas para testar campanhas, porque
ficavam muito restritas à TV”, avalia Odmar Almeida Filho, CEO da Ipsos
no Brasil. As duas metodologias recém-implementadas se baseiam na
opinião colhida pela internet, o que agiliza a entrega de resultados ao
cliente, segundo Almeida Filho.
No caso da Next Connect, o
consumidor usado na pesquisa é convidado a avaliar as peças da campanha
visualizando, pelo computador, suas versões para as diversas mídias. A
partir da reação das pessoas consultadas, o Ipsos atribui índices de
efetividade à campanha e seu impacto emocional. E os relaciona à
capacidade de vendas e fortalecimento de marca.
“A Next Connect é
uma simulação online de um ambiente onde o consumidor consome tudo,
como no mundo real”, explica Almeida Filho, referindo-se ao atual
cenário do País, em que consumidores tendem a consumir múltiplas telas,
como, por exemplo, assistir à TV ao mesmo tempo em que se está conectado
ao tablet, ao notebook ou ao smartphone.
Já a Ad Connect
possibilita, em duas semanas, a entrega de resultados de peças que
estejam no ar. Assim, o anunciante pode optar por adaptar suas
estratégias à receptividade detectada enquanto a comunicação estiver
sendo veiculada. Entre os aspectos contemplados pelo serviço estão a
lembrança de marca, compreensão da mensagem e a associação ao
anunciante, poder de sugestão de compra e os aspectos do filme que mais
são lembrados pelo consumidor.
É possível, ainda, comparar
comerciais de diferentes anunciantes, permitindo a avaliação do
desempenho dos concorrentes – fundamental em mercados competitivos, como
o de bebidas, produtos de beleza ou varejo.
Na dúvida, pesquise
Os novos serviços da Ipsos oferecem, também, a opção de um anunciante
testar diferentes estratégias de comunicação antes de sua veiculação. A
lógica é a mesma da avaliação simultânea dos concorrentes, só que feita
antes da veiculação.
O serviço tende a ser bastante procurado,
dado que o mercado anunciante brasileiro vem se tornado adepto constante
das pesquisas prévias como balizadores das campanhas de comunicação,
observa Almeida Filho.
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