Atualmente, 56% das transações realizadas no site adotam a comunicação via mensagem mobile
Tudo começou em 2009 quando a Decolar completava seus 10 anos de
atuação no mercado e passou a incluir no cadastro do cliente a opção de
ter o SMS como mais um canal de informação sobre a viagem do próprio
passageiro. Durante todo o processo de compra, o consumidor indica se
deseja – ou não – receber as informações pelo celular.
Para se
ter uma ideia da importância do canal mobile, atualmente, 56,04% das
transações realizadas no Decolar.com adotam a comunicação via celular –
índice que vem crescendo cerca de 3% ao mês.
A empresa contou com
a Zenvia para implementar o serviço onde o envio de SMS é feito por
meio de um gateway, uma porta de ligação com sistema da Decolar, onde o
disparo de SMS acontece automaticamente.
“Esse serviço analisa a
conta do cliente em nosso sistema e, quando ele estiver próximo ao
embarque, se houver alguma alteração no seu voo, a gente o avisa por
meio do SMS”, explica Márcio Santos, gerente de novos produtos da
Decolar.com.
Outro exemplo de utilização do SMS pela Decolar.com é
a confirmação da reserva de hotéis, simplificando o check-in dos
hóspedes que têm em seus próprios celulares os códigos de reserva.
“Nossos canais de comunicação com os usuários são todos muito claros e
concisos. Utilizamos o SMS para comunicar detalhes sobre as transações
realizadas no site, adotando um procedimento semelhante ao dos bancos e
das operadoras de cartão de crédito”, finaliza Santos.
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