Com a ajuda da tecnologia, empreendedores conseguem melhorar o clima de pequenas empresas
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São Paulo – Os empreendedores costumam assumir sozinhos a gestão de seus funcionários. Muitas vezes, as pequenas empresa não contam nem com um departamento de Recursos Humanos. Isso não significa, no entanto, que gerir a equipe seja uma tarefa pouco importante.
“Existem várias ferramentas que podem ajudar pequenas empresas na
gestão de sua equipe”, diz Othamar Gama Filho, diretor executivo da
consultoria Recruiters. Veja cinco ferramentas sugeridas pelo
especialista para facilitar a gestão de sua equipe e melhorar o clima da
sua empresa.
Byyou
O Byyou é uma opção gratuita de rede social corporativa. Imitando
outras redes, como o Facebook, é possível trocar informações e conversar
com os funcionários, além de aproximar a relação com fornecedores e
clientes também.
Yammer
Esta também é uma ferramenta de rede social corporativa. Para Filho,
ela ajuda sua equipe a compartilhar conhecimento. “É possível transmitir
informações de forma rápida e aumentar o engajamento entre os
funcionários”, diz.
Zoho
Esta é uma ferramenta para gestão de projetos em que é possível
convidar os funcionários a darem sugestões e acompanharem o andamento de
tarefas. “Possui uma conta gratuita que permite gerir projetos
complexos e alocar e monitorar a realização de tarefas pelos integrantes
de sua equipe”, afirma.
Skype
Muitos empreendedores usam o Skype para chamadas pessoais e não se dão
conta da utilidade do serviço na empresa. “É uma ferramenta muito boa
para gerir equipes que trabalham em diferentes localidades, com sua
capacidade de realizar reuniões virtuais com vídeo, voz e
compartilhamento de arquivos”, sugere.
Dropbox
O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem e pode
ajudar a acessar documentos importantes a qualquer momento. “Uma
ferramenta muito boa para compartilhar arquivos com sua equipe e fazer
backups sem a necessidade de um servidor local”, explica Filho.
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